X hits on this document

Word document

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E DESEMPENHO DOS - page 10 / 24

63 views

0 shares

0 downloads

0 comments

10 / 24

Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção V. 7 n. 07

Passo 5 (Melhoramento) – repetição do processo (gerenciamento de projetos otimizado ou melhoria contínua): são documentadas e aproveitadas as lições aprendidas de um projeto para outro. Existe planejamento estratégico contínuo para o gerenciamento de projetos.

Os conjuntos de domínios chamados de PPP (projeto, programa e portfólio) são definidos como:

Projeto: empreendimento temporário, planejado, executado e controlado, com objetivo de criar um produto ou serviço único.

Programa: grupo de projetos gerenciados de maneira a obter controle e benefícios alinhados as estratégias, que não seriam possíveis de se obter com o emprego de um projeto separadamente.

Portfólio (carteira de projetos): coleção de projetos e/ou programas, agrupados para alcançar as estratégias. Os projetos e os programas não necessitam ser interdependentes ou estarem diretamente relacionados.

Os grupos de processos de gerenciamento de projetos denominados IPECC – iniciais de cada grupo - são compostos de: Initiating (iniciação), Planning (planejamento), Executing (execução), Controlling (controle) e Closing (encerramento). Os estágios de melhoria de processos denominados SMCI - iniciais de cada estágio - são compostos de: Standardize (padronizar), Measure (medir), Control (controlar) e Continuously Improve (melhoria contínua).

O OPM3 diagnostica o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de uma organização por meio da aplicação de um questionário com 151 perguntas. Existe um software que suporta a aplicação do questionário. O modelo provê uma base com 600 melhores práticas a serem sugeridas. Com base nas respostas do questionário, o modelo identifica o nível geral de maturidade da organização (numa escala contínua de 0 a 100%) e categoriza as melhores práticas (best practices) em dois grupos: as que já estão sendo adotadas e as que não estão sendo adotadas (e poderão ser desenvolvidas) pela organização. O diagnóstico também identifica o nível de maturidade em gerenciamento de projetos para cada um dos domínios (PPP), para os estágios de melhoria de processos (SMCI) e para os domínios (PPP) em relação aos estágios de melhoria de processos (SMCI).

3 - Desempenho de Projetos

1ª Versão Recebida em 06/12/06 - Publicado em 23/10/07

Document info
Document views63
Page views63
Page last viewedTue Dec 06 14:54:00 UTC 2016
Pages24
Paragraphs322
Words8235

Comments