X hits on this document

Word document

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E DESEMPENHO DOS - page 11 / 24

73 views

0 shares

0 downloads

0 comments

11 / 24

Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção V. 7 n. 07

A definição mais utilizada para fracasso de um projeto é “quando este não atinge as metas de desempenho técnico, custo, prazo ou escopo” (Lewis, 1999:275). Verzuh (1999) corrobora ao descrever que um projeto de sucesso é aquele cujo produto é entregue de acordo com o cronograma, os custos estimados e com alto nível de qualidade. A qualidade é vista como atendimento às funcionalidades e ao desempenho técnico do produto do projeto. Os autores relacionam fracasso a perda do controle das variáveis gerenciais do projeto e por conseqüência, seu sucesso é fruto do controle efetivo destas variáveis.

Quanto ao sucesso, Cleland & Ireland (2002) atestam que “a palavra sucesso é empregada quando se quer exprimir que foi alcançada alguma coisa que se desejava, que foi planejada ou tentada” (p. 2).  Por conseguinte, continuam os autores, “o fracasso de um projeto é a condição inversa, quando os objetivos esperados não são alcançados” (p. 2). Vargas (2003) também analisa o sucesso de um projeto pelo prisma do planejamento quando afirma que “um projeto bem-sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado” (p. 18).

Kerzner (2003) insere outros elementos na definição de sucesso em projetos e relata que esta tem se modificado substancialmente nos últimos anos. Antigamente, restringia-se em completar o projeto dentro do prazo, do custo e desempenho técnico especificado. Ainda segundo Kerzner, este conceito

“Inclui completar o projeto :

dentro do período de tempo alocado

dentro do custo orçado

no nível apropriado de desempenho ou especificação

com a aceitação pelo cliente/ usuário

com poucas ou mutuamente acordadas mudanças de escopo

sem atrapalhar o fluxo principal de trabalho da organização

sem mudar a cultura corporativa” (p. 6)

Segundo Cleland & Ireland (2002), o sucesso ou fracasso de um projeto pode ser percebido diferentemente pelas partes interessadas no projeto (stakeholdersiii). Isto expõe a avaliação do desempenho do projeto à subjetividade do olhar de quem o avalia, entretanto, segundo os autores, existem fatores que evidenciam o sucesso de um projeto: os objetivos do projeto são cumpridos dentro do prazo e do orçamento, os stakeholders consideram adequados os resultados do projeto e a forma como foi administrado, os membros da equipe consideram a participação no projeto uma experiência valiosa, o resultado do projeto gerou lucro ou alguma vantagem competitiva para a organização. Os autores tratam tanto da subjetividade da avaliação do desempenho dos projetos quanto da necessidade de se avaliar os aspectos internos e externos a organização.  

1ª Versão Recebida em 06/12/06 - Publicado em 23/10/07

Document info
Document views73
Page views73
Page last viewedFri Dec 09 13:55:58 UTC 2016
Pages24
Paragraphs322
Words8235

Comments