X hits on this document

Word document

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E DESEMPENHO DOS - page 18 / 24

62 views

0 shares

0 downloads

0 comments

18 / 24

Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção V. 7 n. 07

de 100 mil quilômetros quadrados e se estende do estado do Espírito Santo até Cabo Frio, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Atualmente, estão em operação mais de 400 poços de óleo e gás, mais de 30 plataformas de produção e 3.900 quilômetros de dutos submarinos. Destaca-se também em produção, pois até fevereiro de 2005, a produção média de petróleo (em milhões de barris por dia) foi de 1.244,20 do total brasileiro de 1.528,40. Portanto, a Bacia de Campos produz sozinha, aproximadamente 81% de todo o petróleo brasileiro produzido pela Petrobras (Petrobras, 2005). A Bacia de Campos opera comercialmente desde agosto de 1977, através do poço 3-EM-1-RJS, com vazão de 10 mil barris/dia, no campo de Enchova em águas hoje consideradas rasas, apoiadas em plataformas do tipo fixas, que consistem em jaquetas assentadas no fundo do oceano. Novas pesquisas indicavam grande potencial de ocorrência de petróleo em águas mais profundas. Desta forma, foi descoberto em 1985 em águas com mais de 200 metros de profundidade, o campo de Albacoara, seguido pelos campos de Marlim e Barracuda. Os crescentes investimentos em pesquisa, elevaram a Petrobras a líder mundial na exploração de petróleo em águas profundas.

6 – Aplicação do modelo OPM3 em uma organização do Setor Naval Brasileiro

Para exemplificar a avaliação da maturidade em gerenciamento de projetos, escolheu-se uma organização do setor naval brasileiro por ser um setor em revitalização, demonstrando a relevância de se conhecer a maturidade de suas práticas em gerenciamento de projetos. Esta organização localizada no estado do Rio de Janeiro, atua no mercado há mais de 30 anos, tendo como principais atividades: gerenciamento, construção, montagem e manutenção, para os setores industrial e offshore (marítimo). Possui como principal cliente a Petrobras e foi responsável pela construção de algumas das plataformas de petróleo localizadas na Bacia de Campos.

Para avaliação da maturidade em gerenciamento de projetos desta organização foi selecionado o modelo OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model) do PMI (Project Management Institute) pois possui como objetivo tornar-se um modelo de referência para o mercado. Destaques deste modelo em relação aos demais listados na revisão da literatura:

Permite a avaliação da maturidade pelas perspectivas de projeto, programa e carteira de projetos (portfolio). Assim, faz parte do modelo mecanismos para um  melhor alinhamento dos projetos com as estratégias da organização;

1ª Versão Recebida em 06/12/06 - Publicado em 23/10/07

Document info
Document views62
Page views62
Page last viewedTue Dec 06 11:32:28 UTC 2016
Pages24
Paragraphs322
Words8235

Comments