X hits on this document

Word document

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E DESEMPENHO DOS - page 21 / 24

72 views

0 shares

0 downloads

0 comments

21 / 24

Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção V. 7 n. 07

como:  cultura organizacional  (como se pensa), processos de gerenciamento de projetos (como se executa), experiência individual e organizacional (o que se sabe e pode ser feito) e aplicação do gerenciamento de projetos (o que realmente está sendo feito).

2003

PMI

OPM3

Tem o propósito de ser um modelo que com o tempo, torne-se o padrão mais referenciado pelas organizações para medir suas capacidades em gerenciamento de projetos. Primeiro modelo a trabalhar com a idéia de dimensões em substituição a níveis de maturidade.

Nota-se que os modelos, em geral, mensuram a evolução da maturidade em gerenciamento de projetos ao comparar as práticas da organização com as consideradas melhores práticas presentes no modelo. Todavia, essa comparação possui uma fragilidade inerente a idéia de modelo, que é a limitação para a escolha das melhores práticas. Em suma, quanto melhor representar a realidade, mais preciso e eficiente será considerado o modelo.

Vale ressaltar a importância de analisar a relação custo-benefício na melhoria da maturidade em gerenciamento de projetos. Os esforços são consideráveis para alcançar e manter um elevado nível de maturidade.  

Para o desempenho de projetos, salienta-se que existe uma subjetividade inerente à idéia de sucesso de projeto e sua dependência da percepção de cada stakeholder. Os autores acreditam que os aspectos internos (custo, tempo e desempenho técnico) e externos (uso, satisfação e efetividade) ao projeto, uma vez atingidos, são indicativos de sucesso e podem influenciar positivamente a percepção dos stakeholders, em concordância com Pinto & Slevin, (1988), Pennpacker & Grant (2003) e Kerzner (2003).

Da relação entre maturidade em gerenciamento de projetos e o desempenho dos projetos, pouca explorada pela literatura (Judgev & Thomas, 2002), infere-se que atingir um nível mais elevado de maturidade em gerenciamento de projetos contribui, mas não garante, a execução de um número maior de projetos com sucesso. A maturidade elevada indica que a organização possui as capacidades e está habilitada ao desempenho com sucesso de seus projetos. Contudo, a excelência depende da percepção contínua de sucesso dos projetos pelos stakeholders ao longo do tempo.

1ª Versão Recebida em 06/12/06 - Publicado em 23/10/07

Document info
Document views72
Page views72
Page last viewedFri Dec 09 04:26:44 UTC 2016
Pages24
Paragraphs322
Words8235

Comments