X hits on this document

Word document

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E DESEMPENHO DOS - page 3 / 24

75 views

0 shares

0 downloads

0 comments

3 / 24

Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção V. 7 n. 07

1 – Introdução

As organizações estão sob permanente pressão. No ambiente externo, enfrentam um cenário de intensa competição, aliado a um contexto em mutação e repleto de incertezas. Internamente, deparam-se com a realidade da limitação de recursos e a severidade no controle de custos. Como equacionar estas forças, aparentemente opostas?  Uma alternativa é o gerenciamento com sucesso dos projetos organizacionais.

O gerenciamento de projetos vem recebendo cada vez mais atenção no meio empresarial e acadêmico pois provê um conjunto de ferramentas gerenciais para abordar alguns dos problemas organizacionais de forma organizada.  

É neste ponto que a maturidade em gerenciamento de projetos ganha corpo. Pois, surge a pergunta: O que garante que os projetos estão sendo gerenciados conforme as consideradas melhores práticas, aumentando as chances de sucesso na realização das estratégias?

Esta questão pode ser tratada pelos modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Na organização, tal ferramenta busca identificar o nível de desenvolvimento comparando as práticas atuais com as consideradas melhores práticas, revelar forças e fraquezas, bem como direcionar esforços de melhoramento por meio de planos de evolução. Estas características induzem associações entre o uso de modelos de maturidade e o melhor desempenho dos projetos. Para Jugdev & Thomas (2002), esta relação é pouco explorada pela literatura existente, atestando sua relevância teórica para os pesquisadores de gerenciamento de projetos. Como complemento, Skulmoski (apud Jugdev & Thomas, 2002) atesta que “o campo de modelos de maturidade é relativamente novo e carece de suporte empírico para determinar quais competências mais contribuem para o sucesso dos projetos” (p. 3).

Este artigo pretende apresentar uma relação entre maturidade em gerenciamento de projetos e desempenho dos mesmos, utilizando-se de revisão da literatura e de um exemplo ilustrativo da aplicação de um modelo de maturidade em gerenciamento de projetos em uma organização do setor naval brasileiro.

O estudo enfoca o setor naval brasileiro que após um período de estagnação, voltou a crescer. Impulsiona este crescimento, principalmente, a encomenda de plataformas de petróleo e embarcações feitas pela Petrobras para o segmento de offshore (marítimo).

O artigo está estruturado, primeiramente, na apresentação de alguns modelos de maturidade em gerenciamento de projetos e suas origens. Em seguida, enfocam-se conceitos de sucesso e fracasso relacionados ao desempenho de projetos. Depois, apresenta-se um

1ª Versão Recebida em 06/12/06 - Publicado em 23/10/07

Document info
Document views75
Page views75
Page last viewedSun Dec 11 08:21:54 UTC 2016
Pages24
Paragraphs322
Words8235

Comments