X hits on this document

Word document

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E DESEMPENHO DOS - page 9 / 24

54 views

0 shares

0 downloads

0 comments

9 / 24

Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção V. 7 n. 07

Fonte: Adaptado de PMI (2003)

A figura 1 apresenta o diagrama do ciclo de aplicação do OPM3 com os cinco passos do processo de avaliação de uma organização.

Os passos do ciclo de aplicação do OPM3 são:

Passo 1 (Conhecimento) – Preparação para avaliação (introdução ao gerenciamento de projetos ou linguagem comum): não há apoio para o gerenciamento de projetos. O uso das práticas de gerenciamento de projetos na organização são praticamente inexistentes. Não há interesse no sentido de reconhecer quais são os benefícios advindos da utilização das práticas de gerenciamento de projetos. E quando existe algum reconhecimento, é meramente para atender requisitos determinados por algum cliente na contratação dos serviços da organização.

Passo 2 (Avaliação) – Execução da avaliação (processos comuns): existe alguma percepção a cerca dos benefícios obtidos com o gerenciamento de projetos. São percebidas as necessidades de implementar processos e metodologias que suportem o gerenciamento de projetos. Reconhece-se a importância de se adquirir conhecimentos em gerenciamento de projetos. O gerenciamento de projetos é feito para o escopo, tempo e custo.

Passo 3 (Melhoramento) – Planejamento dos melhoramentos (metodologia única ou padronização do gerenciamento de projetos): os processos estão integrados e existe apoio da alta gerência. São utilizadas metodologias de gerenciamento de projetos baseadas em guidelines e checklists. O treinamento em gerenciamento de projetos é contínuo. O gerenciamento de projetos faz parte da cultura da empresa e seus benefícios são reconhecidos.

Passo 4 (Melhoramento) – implementação dos melhoramentos (processo de Benchmarking): é obrigatoriamente estabelecido um escritório de gerenciamento de projetos e este é dedicado ao aprimoramento contínuo dos processos. São feitas aferições (benchmarking) que abrangem os aspectos quantitativos e qualitativos dos projetos.

1ª Versão Recebida em 06/12/06 - Publicado em 23/10/07

Document info
Document views54
Page views54
Page last viewedSun Dec 04 02:46:26 UTC 2016
Pages24
Paragraphs322
Words8235

Comments