X hits on this document

21 views

0 shares

0 downloads

0 comments

2 / 6

Relatório social | 2008

  • SoBre o relAtório

Sobre o Relatório

ESTA SEGUnDA EDIção do Relatório Social das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, conduzido pela ABRAPP, dá continuidade ao processo de mobilização dos Fundos de Pensão ao redor dos temas de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, e que foi iniciado há alguns anos.

neste ano, além de dar continuidade à apresentação das informações econômicas, ambientais e sociais1, relevantes das Entidades, tal como em 2007, o Relatório incorpora algumas novidades em termos de outros componentes do Sistema de Previdência Complementar:

Patrocinadoras e instituidores: desenvolvimento de questionários específicos com a finalidade de identificar

  • o

    quanto suas práticas socioambientais

estão alinhadas àquelas existentes nos Fundos de Pensão e vice-versa.

Participantes ativos e assistidos: aprofundamento na análise da contribuição dos Fundos de Pensão para as aposentadorias e assistência a seus participantes e assistidos, bem como a relação das Entidades com os mesmos.

empresas Participadas: nesta edição, as perguntas do questionário das empresas nas quais os Fundos de Pensão investem

(ou Participadas, conforme jargão do setor) enfocam a questão do investimento socialmente responsável. A idéia é permitir às Entidades conhecer aquelas informações socioambientais importantes que podem ser decisivas no momento da escolha de um investimento e que possam reduzir

  • o

    risco associado. Assim, o questionário

sofreu muitas mudaas com relação à edição de 2007, utilizando como referência os Critérios Abrapp-Ethos de Investimento Socialmente Responsável.

A pesquisa que deu origem a este Relatório foi elaborada pela Terra Mater Empreendimentos Sustentáveis e enviada pela ABRAPP às suas associadas. na elaboração dos questionários e na redação deste Relatório, além dos Critérios Abrapp-Ethos, as principais referências utilizadas foram as Diretrizes para Relatório de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social, o Modelo de Balanço Social do IBASE e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE).

Como na edição anterior, a participação das Entidades foi voluntária e cada uma das inscritas ficou responsável pelo encaminhamento dos questionários específicos às suas respectivas Patrocinadoras ou Instituidoras e Participadas.

Para o desenvolvimento da Edição 2008 do Relatório Social, e com o intuito de promover maior participação das Entidades associadas, a ABRAPP instituiu uma Comissão ad hoc de Responsabilidade Social, que supervisionou o

Document info
Document views21
Page views21
Page last viewedSun Dec 04 23:53:15 UTC 2016
Pages6
Paragraphs109
Words1714

Comments