X hits on this document

92 views

0 shares

0 downloads

0 comments

28 / 32

Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, com o tema “discípulos missionários”: Conhecer a Jesus é o melhor presente que a  pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas e faze-lo conhecido com  nossa palavra e obras é nossa alegria”(DA n. 29)”. Salientou a importância da assembléia  em vista da preparação da III Assembléia Geral.

3. Apresentação da agenda – Rejane Vieira Guimarães e a leitura de mensagens recebidas:  Irmãs  Zenaide Ziliotto, Assessora do MLMS; Isaias Pablo Klin Carlotto, Coordenador Geral LMS; Irmã Salete Migliavacca, Coordenadora do Apostolado Província Cristo Rei; Ivante Capelari, Coordenadora do grupo Imaculada Conceição.

4. Irmã Thereza Rosa Benedetto, assessora do grupo São Carlos apresentou o orientador do retiro Frei Aldir Crocoli, Diretor, Diretor da Escola Superior  de Espiritualidade Franciscana(ESTEF).

5. Celebração Eucarística na Capela  do Convento São Lourenço– Ação de graças.

6.  1ª Reflexão  a partir do Documento da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano,   números: 786; 505; 400; 550; 458. Enfatizando a missão nas atividades eclesiais, lugares de decisão na Igreja  e Reino na Sociedade. Competências dos cristãos no cotidiano, família, comunidade e espaços específicos. Dando ênfase a formação: conhecimento da realidade, formação continuada e leituras alternativas.

7. Assembléia coordenada pela Elisabete  Gonlçaves Mendonça. Foram apresentados os núcleos presentes: Bom Samaritano – Bento Gonçalves; Scalabrini - Alvorada Madre Assunta - Canoas e São Carlos – Porto Alegre.

Relato dos núcleos:

Ações realizadas nos núcleos 2008 :

Todos os núcleos tem encontro mensal

Estudo do texto da Campanha da Fraternidade 2008

Foi aprofundado o estudo da Pastoral do migrante e a mensagem do Papa Bento XVI do 94º dia mundial do Migrante  e Refugiado com o tema Jovens Migrantes  em preparação real  da 23ª Semana do Migrante  de 15 a 22 de junho com o tema: Migração, Vida e Direito e o Lema: Basta de migração forçada. Foram realizadas atividades locais: divulgação folder, rádio, celebração eucarística e outras conforme as realidades locais.

Estudo do Regulamento de Vida conforme o roteiro elaborado pelas leigas Rose Mendes da Cunha e Rejane Guimarães

Visitas as famílias e entrega de donativos a famílias migrantes, doentes e necessitadas.

Animação semanal/mensal na paróquia/comunidade

Celebradas as datas : São Carlos, Bem-aventurado João Batista Scalabrini, Madre Assunta e Scalabrini.

Atividades eclesiais, catequese, liturgia, ministro Eucaristia e pastorais sociais.

Retiro anual com o tema “Discípulos Missionários” – Documento de Aparecida

Atividades específicas dos núcleos:

Núcleo Scalabrini – Alvorada:

Programa na rádio comunitária aos sábado com espaço de cinco minutos, utilizado pelos migrantes para encontra familiares, documentos e outras necessidade.Encaminhamento e orientação os migrantes na obtenção de documentos. Encontro com os vereadores do Município da Alvorada e entrega da carta do Papa Bento XVI por ocasião da 94º dia Mundial do Migrante e Refugiado com o tema “Os jovens migrantes” A mensagem foi lida numa sessão dos vereadores,  com a presença de LMS e fornecida uma cópia a todos os presentes. Encontro com os jovens de crisma com o desafio de conseguir mais leigos LMS no núcleo.No mês de outubro rezado terço em grupo com os migrantes atendidos.

Núcleo Madre Assunta – Anta Gorda:

Document info
Document views92
Page views92
Page last viewedThu Dec 08 03:11:43 UTC 2016
Pages32
Paragraphs458
Words7589

Comments