X hits on this document

PDF document

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - page 17 / 48

117 views

0 shares

0 downloads

0 comments

17 / 48

16

2 DESENVOLVIMENTO

  • O

    desenvolvimento é composto por referencial teórico e apresentação e

análise dos dados.

2.1 REFERENCIAL TEÓRICO

No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados a área de custos, dando mais ênfase no método UEP, assunto onde foi desenvolvido o estudo.

2.1.2 Custos

Os custos podem ser definidos como resultado do que se gasta para a obtenção de um produto final. Segundo Allora e Allora (1995, p. 29).

Os custos são fruto de tudo o que acontece nas fabricações: suprimentos, cadências, eficiência, produtividade, desperdícios, gastos excessivos, qualidade deficiente, projetação imperfeita, e muitos outros fatores. Todos eles se reúnem no custo. Não há, nos contextos industriais, índice mais sintético e resolutivo do que o custo; ele vai dizer se a empresa é ou não competitiva, se ela vai ou não vender, se ela vai ou não lucrar.

Todos os gastos efetuados para fabricar produtos ou prestar serviços são classificados como custos. Em uma empresa industrial são considerados como custos os seguintes fatores: matérias-primas consumidas; salários e encargos sociais dos operários da fábrica; combustíveis, energia elétrica e água utilizadas no processo fabril; seguro do prédio industrial; manutenção e depreciação das máquinas industriais, dos móveis e das ferramentas utilizadas no processo produtivo (entre outros itens empregados no processo de produção) (WERNKE, 2005).

2.1.2.1 Componentes básicos

Document info
Document views117
Page views117
Page last viewedSun Dec 04 02:32:42 UTC 2016
Pages48
Paragraphs1002
Words10052

Comments