X hits on this document

PDF document

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - page 19 / 48

172 views

0 shares

0 downloads

0 comments

19 / 48

18

2.1.2.3 Contabilidade de custos

A contabilidade de custos identifica o registro, acumulação e organização dos custos relativos às atividades operacionais do negócio e auxilia a administração no processo de tomada de decisões e de planejamento.

De acordo com Bornia (2002, p.35):

A contabilidade de custos surgiu com o aparecimento das empresas indústrias (revolução industrial), tendo por objetivo calcular os custos dos produtos fabricados. Assim surgia um novo instrumento para acrescentar valor na mensuração dos produtos. Pois, naquela época praticamente só existia atividade comercial, aplicando-se para realização desta a contabilidade financeira, somente para avaliação de patrimônio e controle

de resultado do período.

“A

contabilidade de custos forma

parcela

ponderável

da

moderna

contabilidade administrativa, gerencial ou analítica” ( LEONE, 2001, p. 08).

Para Leone (2001, p. 09), a idéia básica de custos, atualmente, é que eles devem ser determinados tendo em vista o uso a que se destinam. A “diversidade de objetivos da contabilidade de custos torna difícil estabelecer um só tipo de custo da produção, que se adapte a todas as necessidades (...) cada utilização de custo requer, de fato, diferentes tipos de custos” (RONCHI, apud LEONE, 2001, p. 09). Por isso, a contabilidade de custos quando acumula os custos e os organiza em informações relevantes, pretende atingir três objetivos principais: a determinação do lucro, o controle das operações e a tomada de decisões.

2.1.2.4 Os custos na empresa moderna

“As empresas modernas precisam de informações gerenciais mais ágeis e oportunas, e isto só pode ser alcançado com uma sistemática de custeio que priorize a compreensão das características do atual ambiente competitivo” (BORNIA, 2002, p. 09).

Segundo Bornia (2002, p.27):

Uma das principais diferenças entre a empresa atual e a antiga é a constante procura de melhoria em suas atividades. As empresas precisam necessariamente concentrar esforços na busca constante de seu aprimoramento, não apenas com inovações tecnológicas, mas também com

Document info
Document views172
Page views172
Page last viewedWed Jan 18 20:16:22 UTC 2017
Pages48
Paragraphs1002
Words10052

Comments