X hits on this document

PDF document

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - page 20 / 48

129 views

0 shares

0 downloads

0 comments

20 / 48

19

eliminação de desperdícios existentes no processo. A empresa que não se atualizar será suplantada, com certeza por concorrentes mais competentes, pois, normalmente, todas as atividades de uma empresa podem ser aprimoradas de alguma forma, e é isto que a empresa moderna procura fazer, sem descanso.

2.1.3 Sistemas De Custos

De acordo com Morgado (2003, p. 22):

As empresas cresceram e aumentou a necessidade de conquistar mais espaço e novos mercados consumidores. Esta realidade passou a exigir novas metodologias para apuração dos custos e, conseqüentemente, modernização da contabilidade, visando atender às necessidades dos

gestores.

Primeiramente

  • o

    sistema

de

custos

decide

quais

informações

são

importantes, e posteriormente analisa como a informação será obtida (BÓRNIIA, 2002).

Para Bornia (2002, p. 53), “Um sistema pode ser encarado por meio de dois ângulos: o ponto de vista do princípio, que norteia o tratamento das informações, e o ponto de vista do método, que viabiliza a operacionalização daquele princípio”.

2.1.3.1 Princípios de custeio

“Os princípios de custeio são: ideal, integral e variável. Estes apresentam características específicas para serem utilizados de acordo com o objetivo a ser alcançado por ocasião da implementação do método” (MORGADO, 2003, p. 71).

No custeio ideal todos os custos são computados como custos dos produtos, porém os custos relacionados como insumos que são usados de forma ineficiente (desperdícios) não são alocados aos produtos (BORNIA, 2002).

No custeio integral, todos os custos (fixos e variáveis) são alocados aos produtos, este princípio pode ser identificado com o atendimento das exigências da contabilidade financeira para a avaliação de estoques (BORNIA, 2002).

“No custeio variável apenas os custos variáveis são relacionados aos produtos, sendo os custos fixos considerados como custos do período” (BORNIA,

Document info
Document views129
Page views129
Page last viewedTue Dec 06 10:16:27 UTC 2016
Pages48
Paragraphs1002
Words10052

Comments