X hits on this document

PDF document

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - page 29 / 48

114 views

0 shares

0 downloads

0 comments

29 / 48

28

  • O controle de produção fornece o total de horas efetivamente trabalhadas (ordens de produção ou cartões tarefas) durante o período.

  • O controle de produção fornece o total das UP’ produzíveis: UP’ Capacidades

    • UP’ paradas.

  • O departamento de vendas fornece as vendas efetuadas, no período e seus preços, assim como as deduções (ICMS, PIS/FIN, comissões, etc...). Por meio destes dados a empresa poderá preceder à plena utilização do

sistema.

2.1.4.4 Procedimentos de implantação da UEP

As etapas para implantação do UEP são (WERNKE, 2005, p.63): Divisão da fábrica em postos operativos, cálculo do custo/ hora por posto operativo, obtenção dos tempos de passagem dos produtos pelos postos operativos, escolha do produto- base, cálculo dos potenciais produtivos de cada posto operativo, determinação dos equivalentes dos produtos em UEP, Mensuração da produção total em UEP e cálculo dos custos de transformação.

2.1.4.4.1 Divisão da fábrica em postos operativos

Para Bernardes (1999, p. 54) posto operativo é “o agrupamento de operações de trabalho em decorrência de sua similaridade, homogeneidade e espaço físico”. Bornia (2002, p.143) define posto operativo da seguinte forma:

Um posto operativo é composto por operações de transformação homogêneas, quer dizer, o posto operativo é um conjunto formado por uma ou mais operações produtivas elementares que representam a característica de serem semelhantes para todos os produtos que passam pelo posto operativo, diferindo apenas no tempo de passagem.

Um posto operativo pode ser uma máquina ou um posto de trabalho, podendo, no caso de posto de trabalho ser apenas uma fase de transformação do produto que não utilize uma máquina, apenas esforços humanos sendo que uma

Document info
Document views114
Page views114
Page last viewedFri Dec 02 22:33:46 UTC 2016
Pages48
Paragraphs1002
Words10052

Comments