X hits on this document

PDF document

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - page 35 / 48

167 views

0 shares

0 downloads

0 comments

35 / 48

34

Atualmente a empresa não conta com nenhum indicador que lhe forneça os reais custos de produção, sendo que os preços dos produtos são determinados de maneira empírica, apenas utilizando-se dos conhecimentos do proprietário e gerente, baseando-se mais pelo custo da matéria-prima, o que não informa ao certo qual é o ganho por produto, e muito menos se consegue identificar oscilações no processo produtivo.

Para uma primeira proposta de implantação do método UEP na empresa foram utilizados três produtos, as camisetas nos tamanhos P, M e G, tendo-se como base a produção do mês de setembro-2008.

2.2.1 Divisão Da Fábrica Em Postos Operativos

A seguir (tabela01), o processo produtivo da empresa foi dividido em postos operativos, o que facilitou a alocação dos custos e possibilitou a determinação dos cálculos levando em consideração os gastos de cada posto operativo.

Tabela 01 – Postos operativos

CÓDIGO

POSTO OPERATIVO

1

Corte

2

Fechamento do corpo

3

Fechamento das mangas

4

Fixação das mangas

5

Fixação da gola

6

Acabamento (barras e arremate)

7

Passar

8

Embalar

Fonte: Empresa pesquisada - Próprio autor

Corte: para fazer o corte primeiramente é preciso desenrolar o tecido e estender sobre a mesa, e com o auxilio dos moldes o tecido é riscado com lápis de alfaiate ou com giz. Para efetuar o corte utiliza-se tesoura manual ou elétrica.

Fechamento do corpo: depois de cortadas as peças seguem para a máquina de overloque ou para a interloque para que sejam fechadas as laterais e a parte dos ombros. A empresa possui duas máquinas de overloque e uma interloque.

Document info
Document views167
Page views167
Page last viewedTue Jan 17 17:48:38 UTC 2017
Pages48
Paragraphs1002
Words10052

Comments