X hits on this document

Word document

A inserção social dos homossexuais nos padrões de consumo - page 1 / 18

44 views

0 shares

0 downloads

0 comments

1 / 18

A inserção social dos homossexuais nos padrões de consumo

Diogo de Calasans Melo Andrade*

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O termo homossexual é formado pela palavra grega “hómos” que significa “semelhante” e a latina “sexu” que quer dizer pertencente ao mesmo sexo. O gay se relaciona sexualmente com pessoa pertencente ao mesmo sexo, mantendo-se satisfeito com seu sexo biológico. É isso que o difere dos bissexuais, hermafroditas, travestis e transexuais.

Na idade antiga, especialmente na Grécia, as práticas homoeróticas eram louváveis; já em Roma eram repudiadas. Na idade média, com o apogeu da Igreja Católica, os homossexuais foram perseguidos; tempos depois, no Renascimento, artistas daquela época começaram a expressar sua orientação sexual. Hoje, os gays estão conseguindo conquistar seu espaço na sociedade, nas organizações, no mercado, no trabalho, no lazer e no Poder Judiciário.

Entretanto, percebe-se que o Brasil está muito atrás dos outros países com relação a legislação que protege os gays. O primeiro país do mundo a admitir o casamento gay foi a Holanda, em 2001, sendo seguida da Bélgica, Canadá e Espanha. Recentemente a Inglaterra admitiu a união civil, a exemplo de inúmeros outros países, mas foi a Dinamarca que primeiro instituiu esse união civil em 1989. Na França há o PAC – Pacto de Solidariedade, que pode ser firmado por duas pessoas, heterossexuais ou homossexuais.

Document info
Document views44
Page views44
Page last viewedTue Dec 06 20:37:19 UTC 2016
Pages18
Paragraphs112
Words4496

Comments