X hits on this document

Word document

A inserção social dos homossexuais nos padrões de consumo - page 14 / 18

46 views

0 shares

0 downloads

0 comments

14 / 18

A comunicação está presente em todas as formas de organização e, segundo alguns autores, é a única forma para a sociedade se organizar. Assim, todas as ciências se preocupam com a comunicação, inclusive a sociologia, senão observe o que explica Maria Schuler quando trata dos modelos sociológicos:

Riley e Riley (1961) consideram as fortes influências que exercem as estruturas sociais nos indivíduos que se comunicam. A influência dos grupos sociais aos quais as pessoas pertencem, no processo de comunicação entre os indivíduos, é salientada em todas as fases da comunicação, desde o padrão de crenças vigentes, até as formas de linguagem e operações lingüísticas (raciocínio). Significados e sentidos são também socialmente construídos, bem como as formas de expressa-los e de responder a eles. (2004, p. 15)

Para a autora as estruturas sociais interferem diretamente sobre os indivíduos que se comunicam, e essa influência é detectada em todas as fases da comunicação.

Por outro lado, existem duas teorias sobre o assunto: uma que afirma que o mercado GLS legitima os homossexuais e ajuda a diminuir o preconceito e outra acredita que esse fenômeno é um entrave para a real aquisição dos direitos políticos e sociais. Tenho para mim que a primeira posição é a mais coerente.

Quando um homossexual compra um produto anunciado em uma revista, em um jornal, na televisão ou um site gay, significa um respeito que foi esperado por longos anos, pois aquele anúncio foi direcionado, especificamente, para aquele público tão marginalizado e desamparado nos tempos antigos, mas, agora, os seus produtos consumidos estão ocupando o mesmo espaço na mídia que possuem produtos destinados aos heterossexuais.

Esse é o entendimento de uma parte da doutrina: “O mercado gay prometeu cidadania dos homossexuais através do consumo, afirmando que este era um caminho adequado para atingir mudanças sociais e políticas”.(CHASIN,

Document info
Document views46
Page views46
Page last viewedThu Dec 08 08:05:25 UTC 2016
Pages18
Paragraphs112
Words4496

Comments