X hits on this document

PDF document

Diretoria de Avaliação e Planejamento-DAP/PROPLAN - page 12 / 17

45 views

0 shares

0 downloads

0 comments

12 / 17

PLANO DE AÇÃO INSTITUCIONAL 2011

Deve integrar os processos internos aos processos conduzidos pelo INEP, como as avaliações externas de curso e institucional, e o ENADE.

      • 4.2.3

        Comunicação Institucional

        • O

          Programa de Comunicação Institucional tem como objetivo promover a divulgação, junto à

comunidade acadêmica e ao público externo, das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPE. A divulgação dos projetos institucionais também faz parte de suas principais ações, fortalecendo o princípio básico de transparência das ações no serviço público.

      • 4.2.4

        Consolidação e Expansão da Pós-graduação

        • O

          Programa Ensino de Pós-Graduação tem por objetivo a expansão e melhoria dos cursos de pós-

graduação stricto sensu , a melhoria de sua qualidade e a consolidação do marco regulatório dos cursos de pós-graduação lato sensu (cursos de especialização).

      • 4.2.5

        Desenvolvimento e Consolidação da Educação à Distância

        • O

          programa tem por objetivo propiciar a existência de um espaço de reflexão, articulação, formulação

e desenvolvimento de ações em Educação a Distancia na UFPE, em articulação com as instâncias da Administração Central; apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da UFPE, ampliando seu alcance espacial em consonância com a política de interiorização no estado e promovendo o desenvolvimento social; e participar ativamente da política de desenvolvimento sócio- econômico regional, em parceria com as administrações públicas e da iniciativa privada, procurando reduzir as desigualdades regionais.

      • 4.2.6

        Expansão e Reestruturação do Ensino de Graduação

        • O

          Programa Ensino de Graduação tem por objetivos gerais a melhoria da qualidade da formação

acadêmica dos estudantes de graduação da UFPE, a ampliação do acesso e a melhoria da ocupação das vagas disponibilizadas, assim como o apoio e acompanhamento dos estudantes durante sua vida acadêmica. Atenção especial está voltada para a consolidação da interiorização da UFPE, através do acompanhamento das atividades desenvolvidas nos Campi de Caruaru e de Vitória de Santo Antão.

Para tanto, são propostas ações voltadas à melhoria dos cursos de graduação, dentre as quais a continuação do processo de atualização e institucionalização dos Projetos Pedagógicos de Curso, com ênfase em ações voltadas para o professor. Propõe-se também o fortalecimento das ações de apoio estudantil, a recuperação da infra-estrutura física e material dos cursos, o combate à evasão e à retenção e a melhoria da articulação entre a universidade e a sociedade, em particular, empresas e instituições públicas, através dos estágios curriculares, visando o fortalecimento da responsabilidade social da UFPE.

      • 4.2.7

        Expansão da Cooperação Internacional

        • O

          Programa visa a internacionalização da UFPE, ampliando a sua participação em projetos bilaterais

(em especial, os da CAPES) e de redes (a exemplo do Programa Erasmus Mundus External Cooperation Window e o Alfa III), envolvendo e beneficiando a graduação, a pós-graduação e a pesquisa, e incentivando a mobilidade discente e docente. Serão promovidos programas de cooperação com a América Latina e Caribe, e a África, no sentido de ampliar a formação de recursos humanos e o desenvolvimento cientifico e tecnológico.

Iniciativas serão implementadas com vistas a melhoria da recepção e acompanhamento dos estudantes estrangeiros, com ações conjuntas com a Administração Central e as Coordenações de Cursos. Eventos de integração serão promovidos.

Será dada ênfase ao programa de professor visitante.

11

Document info
Document views45
Page views45
Page last viewedMon Nov 28 23:03:29 UTC 2016
Pages17
Paragraphs1001
Words5908

Comments