X hits on this document

109 views

0 shares

0 downloads

0 comments

5 / 35

Introdução à Ergonomia Página 5 Prof. Mario Cesar Vidal

A superação desse duplo registro, deste paradoxo aparente está numa compreensão da Ergonomia como disciplina útil, prática e aplicada:

  • Como disciplina útil, através de seus procedimentos de modelagem da realidade do uso e a incorporação de conhecimentos para a melhoria das interfaces entre os com- ponentes humanos e os demais constituintes do sistema de produção, a Ergonomia tem tido bastante sucesso em tratar de problemas onde outras abordagens tem deixado a desejar.

  • Como disciplina científica a Ergonomia através do estudo das capacidades e limita- ções e demais características humanas necessárias para o projeto de boas interfaces, assim como busca modelar a atividade de trabalho para garantir a qualidade operacio- nal deste projeto. Para tanto ela situa num cruzamento interdisciplinar entre várias disciplinas como Fisiologia, a Psicologia, a Sociologia, a Lingüística e práticas profis- sionais como a Medicina do Trabalho, o Design, a Sociotécnica e as Tecnologias de estratégia e organização. Toda esta interdisciplinaridade se centra no conceito de ati- vidade de trabalho, o verdadeiro objeto da Ergonomia (figura 2).

Ciências da Vida

Ciências Técnicas

Medicina do Trabalho

Fisiologia

Higiene Industrial Segurança do Trabalho

Riscos

Coletivos

Psicologia

Ergonomia

Estratégia

Organização

Sociotécnica

Linguística

Sociologia

Ciências Humanas

Ciências Sociais

Figura 2: Interdisciplinaridade da Ergonomia (Hubault, 1992, modificado por Vidal, 1998) A ergonomia como interdisciplinaridade interage com várias disciplinas no cam- po das ciências da vida, técnicas, humanas e sociais. Seus conteúdos se orientam para o design, arquitetura e engenharia, cuja inserção nesses quadrantes é basi- camente a mesma.

  • Como disciplina prática a ergonomia busca encaminhar soluções adequadas aos usuá- rios, operadores e à realidade das empresas e organizações onde as intervenções ergo- nômicas têm lugar.

  • Como disciplina aplicada ela traz os resultados dos tratamentos científicos de modela- gem da realidade e de levantamento do estado da arte de problema ao desenvolvi-

GENTE - Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias CESERG - Curso de Especialização Superior em Ergonomia.

Document info
Document views109
Page views109
Page last viewedSun Dec 04 04:03:50 UTC 2016
Pages35
Paragraphs708
Words18686

Comments