X hits on this document

249 views

0 shares

1 downloads

0 comments

16 / 87

No que se refere à comunicação digital, é relevante ressaltar a criação do website do Programa, lançado oficialmente em 7/12/2004.

Esse trabalho foi e vem sendo desenvolvido com a preocupação de se manter em constante processo de aprimoramento em acessibilidade, usabilidade e amigabilidade. Segundo TORRES e MAZZONI (2004) a acessibilidade é entendida como característica que leva em conta a diversidade dos usuários e as peculiaridades da interação destes usuários com o site, a usabilidade como o grau de facilidade de uso do site para um usuário que ainda não esteja familiarizado com o mesmo, e amigabilidade como a empatia do usuário com o conjunto simbólico da interface. Assim, todo o conteúdo do site foi estruturado para que haja um fluxo de informação capaz de orientar os visitantes, independente da página interna onde estiverem, e com o projeto ergonômico dos objetos de navegação possibilitando o manuseio por pessoas com mobilidade manual reduzida. A programação visual baseou-se em traços modernos e simples, com a constante preocupação de evitar sobrecarga informacional ocasionada pela poluição visual.

A construção do site tem como referência os requisitos de acessibilidade (WAI 2005) do W3C - World Wide Web Consortium, possibilitando que toda a informação disponibilizada seja acessível para leitores de tela, contando ainda com legendas ocultas elaboradas para servir de equivalentes textuais ao conteúdo visual original - imagens, por exemplo - além da opção de se ler o conteúdo em letra ampliada.

FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

A área de comunicação e pesquisa do USP Legal está desenvolvendo uma série de tecnologias visando à acessibilidade digital e informacional da comunidade uspiana, como seguem:

Lupa digital

Ampliador de tela para PC, similar a uma lupa, que pela leveza de arquivo poderá ser incrustado aos websites da USP e carregado cada vez que um usuário acesse um portal da universidade, possibilitando a acessibilidade para pessoas com baixa visão. Diferentemente de outros ampliadores do mercado, como o do Windows, que não consegue ampliar websites que não estão dentro de padrões de acessibilidade, a lupa do USP Legal tem como vantagem o fato de não trabalhar manipulando diretamente os dados dos programas, mas sim a imagem exibida em tela, o que a torna independente de padrões, softwares ou navegadores utilizados.

Curso on-line de uso de periféricos

As pessoas com cegueira utilizam certos atalhos e automatismos inerentes aos periféricos e interfaces computacionais, principalmente o teclado, que são pouco usados por parte dos usuários sem deficiência visual. No processo de inclusão

Document info
Document views249
Page views254
Page last viewedSat Dec 10 02:43:29 UTC 2016
Pages87
Paragraphs823
Words17299

Comments