X hits on this document

236 views

0 shares

1 downloads

0 comments

29 / 87

Inicialmente, desenvolvemos atividades exploratórias com movimentos livres para identificação e reconhecimento da posição do corpo, dos braços e das mãos. Percebemos o movimento da mão dominante e da mão guia em relação à coordenação e ao deslocamento de um ponto a outro da folha de papel e de uma superfície plana.

As linhas retas, quebradas e curvas são representadas por objetos e outras referências tais como a posição vertical, horizontal ou dobrada dos braços. Os

primeiros traços ou rabiscos são feitos livremente em uma folha de papel com um lápis cera ou de carpinteiro que é substituído ao longo do processo pelo lápis comum e pela caneta esferográfica. Introduzimos uma grade de papelão, confeccionada com tampa de caixa de sapatos com um retângulo central vazado de aproximadamente 20X3cm, dentro do qual será grafado o nome completo do sujeito.

A compreensão das formas das letras se dá a partir do toque físico e da comparação com as partes do corpo ou de objetos familiares. Assim, a letra “c” pode ser comparada com o formato da orelha ou com a curvatura dos dedos polegar e indicador. O círculo formado por estes dedos corresponde a letra “o”, assim como o “n”, ou o “m” lembram as ondulações das mãos fechadas ou entreabertas. As letras maiúsculas e minúsculas do nome são formadas com arame flexível para que o sujeito possa manusear os contornos, os detalhes, as semelhanças e diferenças entre as letras e fazer a representação gráfica e mental.

Document info
Document views236
Page views241
Page last viewedThu Dec 08 04:47:27 UTC 2016
Pages87
Paragraphs823
Words17299

Comments