X hits on this document

256 views

0 shares

1 downloads

0 comments

32 / 87

ímpeto de rasgar ou queimar a carteira velha.

MUDANÇA DE STATUS

         Em nossa observação durante o desenvolvimento do projeto, percebemos que o revisor de textos em Braille do CAP/BH depois que aprendeu a assinar, passou a

anotar com um lápis as letras corrigidas na própria folha de revisão, o que facilita a interação com os profissionais que fazem a transcrição e a adaptação de textos em Braille.

Uma vendedora de cosméticos quis aprender os números para registrar os telefones das clientes ou de pessoas que ligavam para sua casa e pediam que anotasse o telefone para alguém da família.

Anotamos algumas falas e comentários obtidos em conversas informais e depoimentos espontâneos que demonstram a mudança de status, o sentimento de pertença e de auto-estima.

1 - Auxiliar de secretaria, 23 anos, casada, mãe de 2 filhos, ensino médio.   Considera que aprender assinar é importante porque “Hoje em dia serve para tudo... Tendo um documento assinado posso ter conta corrente, cartão de crédito, fazer compras pelo crediário, assinar o ponto, em fim exercer a cidadania”.

Ela admite ter passado por situações constrangedoras quando foi fazer um empréstimo e comprar no crediário porque, depois de tudo preenchido, não podia assinar ficando na dependência de terceiros. Ressalta que a assinatura vai mudar sua vida.

Document info
Document views256
Page views261
Page last viewedSat Dec 10 21:09:41 UTC 2016
Pages87
Paragraphs823
Words17299

Comments