X hits on this document

227 views

0 shares

1 downloads

0 comments

56 / 87

Apesar dos problemas identificados, muitas soluções que foram adotadas para o acesso dos DV aos computadores de mesa, são aplicáveis aos computadores portáteis.

Conforme apresentado por Carvalho (1994, p. 75): "Cada passo da evolução dos computadores gerou um conjunto de problemas para os deficientes visuais que resultou em desafios que acabaram sendo vencidos pelos mesmos com o auxílio da tecnologia".

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento das tecnologias e dos dispositivos que possam ser aplicadas diretamente, ou com potencial de aplicação, dependendo de adaptações, como soluções para acessibilidade dos DV aos computadores portáteis do tipo Pocket PC.

MATERIAL E MÉTODOS

O método utilizado para a pesquisa foi baseado na taxonomia, apresentada em Carvalho (2001, p.97) e Carvalho (2003), de dispositivos de acesso à informação voltados para o DV, baseada nos cinco sentidos do ser humano, focando, neste caso, o acesso a computadores portáteis.

A taxonomia foi adaptada aos handhelds, selecionando somente aquelas classes e tipos de dispositivos relevantes aos aspectos e limitações dos computadores portáteis. Houve a necessidade da criação de uma nova classe de dispositivos, referente àqueles que se encaixavam em mais de uma classe, que serão considerados mistos ou multi-classe.

Document info
Document views227
Page views232
Page last viewedWed Dec 07 18:26:56 UTC 2016
Pages87
Paragraphs823
Words17299

Comments