X hits on this document

33 views

0 shares

0 downloads

0 comments

3 / 11

Consumo Consciente e Lixo

nos mesmos momentos reflexivos e críticos.

Nesse sentido, o desenvolvido em

presente trabalho uma perspectiva

foi de

Pesquisa-ação, seguindo os pressupostos propostos por Thiollent (1994), Robottom & Hart (1993) e Sauvé (1997), todos citados por Sato (2003).

Os trabalhos foram realizados entre os meses de abril a novembro de 2008 com alunos de 5º e 6º séries (6º e 7º ano) de Ensino Fundamental de uma escola do município de Ilha Solteira – SP (Fundação Educacional Engenheiro Souza Dias “Colégio Euclides da Cunha”), tendo 8 alunos em média em cada atividade realizada.

As temáticas trabalhadas com os alunos foram: Fontes e formas de energia renováveis; Consumo Consciente; Aquecimento Global; Poluição; Lixo e Reciclagem . Estes temas foram abordados por meio de palestras, dinâmicas de grupo, gincanas e reflexões.

As primeiras atividades foram realizadas apenas com os alunos do 6° ano, pois os mesmos não haviam participado do projeto no ano anterior (2007), e serviu para o nivelamento em relação aos aspectos teóricos

dos temas propostos.

A avaliação dos resultados nas atividades desenvolvidas

obtidos recebeu

tratamento qualitativo analisando-se as frases elaboradas e os depoimentos cedidos pelos alunos aos pesquisadores do presente projeto. Procurou-se identificar as palavras- chaves de cada atividade, realizando-se uma breve análise de discurso, como proposto por Moraes (2007).

ao meio ambiente, exemplificando com o aumento no efeito estufa, chuva ácida e aquecimento global. Foi também abordada à questão do uso excessivo e desperdício de energia e como evitá-los.

Nesseencontrofoirealizadoumquestionário prévio de conhecimentos sobre a temática Energia, Meio Ambiente e Sociedade, este foi aplicado a sete alunos do 6º ano.

  • -

    2º Semana: Nesse encontro o

tema proposto foi “Consumo,” sendo primeiramente abordado o conteúdo teórico, questionando toda a sistemática existente entre o fornecedor x consumidor,

  • o

    consumidor e suas responsabilidades

sócio-ambientais, a escassez de recursos naturais, o lixo e a poluição causada pelo excesso de resíduos de todos os tipos, a influência da mídia em nossas vidas. Logo após foi realizada a dinâmica denominada Teia do Consumo (modificada de Instituto Akatu, 2005), que consistia em cada participante receber um crachá onde estava escrita uma palavra diferente para cada, tal como: conforto, lixo, reciclagem, resíduos, água, desmatamento entre outras, eles teriam que relacionar essas palavras umas com as outras dando a ponta de um barbante para o colega que ele achasse conveniente dizendo o porquê dessa relação, com isso os alunos perceberam a relação que suas próprias ações, enquanto consumidores podem causar no que se diz respeito ao meio ambiente, a economia e a sociedade em geral.

Abaixo está descrita a seqüência de atividades realizadas durante os encontros semanais:

  • -

    1º Semana: A atividade introdutória

consistiu em uma palestra que abordou a temática Energia, Meio Ambiente e Sociedade, sendo que nessa palestra os alunos puderam conhecer as formas e fontes de energia renováveis e não-renováveis e os impactos que essas fontes de energia causam

  • -

    3º Semana: A terceira atividade enfatizou

também o tema “Consumo”, mas desta vez de forma quantitativa, debatendo o desperdício de água, de energia, o descarte do lixo, por exemplo: o quanto se gasta de água para escovar os dentes com a torneira aberta; a importância de usar a frente e o verso dos papéis; usar transportes coletivos ou bicicletas, diminuindo assim a emissão de gases poluentes provenientes dos combustíveis fósseis; incentivar e

Disponible on line http://revistas.unlp.edu.ar/index.php/domus/issue/current/showToc 29

Document info
Document views33
Page views33
Page last viewedThu Dec 08 08:35:32 UTC 2016
Pages11
Paragraphs298
Words4423

Comments