X hits on this document

30 views

0 shares

0 downloads

0 comments

9 / 11

Consumo Consciente e Lixo

como vão ficar as crianças no futuro... pensa no seu filho.” (Aluno F)

Não concordamos com o lixão, pois ele é prejudicial pra nós da muito bicho e doença... (Aluno G)

“A coleta seletiva é muito boa pra ajudar a comunidade e o meio ambiente.” (Aluno H)

A mídia influencia muito no consumo sim... Por exemplo, aquelas promoções que falam na TV junte tantos rótulos pra ganhar tal coisa, aí a gente vai lá e compra. Mas é a gente que decide se quer ou não comprar.

(Aluno I)

Os

comentários

realizados

pelos

alunos

demonstraram que houve um aprimoramento do conhecimento em relação à temática proposta, denotado pela importância da gestão correta dos resíduos, a importância da reciclagem, o prejuízo ambiental causado pela poluição e o consumismo.

  • -

    7º Semana: O resultado desse encontro foi

marcado pela elaboração de cartazes com desenhos e frases onde os alunos puderam expressar o que aprenderam durante todo o ano. Em seguida cada um deles, de forma espontânea, deu um depoimento sobre a importância do projeto, apontando assim

críticas e encontros.

sugestões

para

os

próximos

Abaixo seguem alunos:

alguns

depoimentos

dos

“Eu gostei muito desse curso de Usina Ecoelétrica, a gente falou de várias coisas... como as energias solares, eólicas, falamos também sobre a importância de preservar... eu sinto falta de mais dinâmicas, mas foi bem legal, a gente aprendeu bastante coisa, eu espero que tenha o ano que vem pra gente aprender mais”. (Aluno A)

“Eu sou do 6º ano e esse projeto foi bom porque a gente aprendeu mais sobre o que tá acontecendo... para abrirmos os olhos para a preocupação de nosso mundo em que vivemos, o nosso planeta Terra. Eu gostei muito porque além das palestras também teve atividades muito boas diferentes do

que aparece prá gente. Aí a gente aprende melhor e se diverte ao mesmo tempo... Dá próxima vez o que poderia fazer para melhorar o projeto é ter mais gincanas e mais atividades práticas.” (Aluno B)

“Tô no 6º ano eu gostei do projeto quando falava do meio ambiente, o que eu gostei mais foi da gincana das embalagens, não tem nada que eu não gostei, deveria ter mais experiências... mais práticas.” (Aluno C)

“Sou do 6º ano eu participei do projeto e

  • o

    que eu mais gostei foi da gincana e das

palestras, seria legal fazer passeios para aprender mais sobre os temas”. (Aluno D)

“Eu sou do 6º ano e o projeto foi muito bom, eu gostei muito, e o que eu mais gostei foi da gincana das embalagens que catamos pela escola e gostei muito das palestras, gostei bastante dos assuntos. E o que eu queria falar para sugerir são passeios, gincanas que seria bem legal... eu queria agradecer vocês por ter dado essa oportunidade.” (Aluno E)

  • -

    8º Semana: A exposição dos trabalhos na

Feira Cultural proporcionou a comunidade escolar e aos pais dos alunos a conhecer um pouco dos temas discutidos durante

  • o

    ano, e aprender um pouco sobre

fontes alternativas de energia, consumo consciente, e Meio Ambiente, possibilitando assim um processo reflexivo das nossas ações.

prévio 100%

dos alunos

não

tinham

conhecimento

sobre

as

fontes

Por fim, considerando que no questionário

renováveis de energia, as atividades e os depoimentos apontam para uma melhora no conhecimento dos alunos acerca da temática trabalhada no presente projeto. Como apontado por Dornfeld & Paschoareli (2007) e Carnio (2009), tal resultado pode ser conseqüência de sua série inicial, mas em geral decorre do não conhecimento dos termos científicos adotados, uma vez que, por se tratar de um tema atual e relevante, esta comumente presente na

Disponible on line http://revistas.unlp.edu.ar/index.php/domus/issue/current/showToc 35

Document info
Document views30
Page views30
Page last viewedTue Dec 06 01:00:18 UTC 2016
Pages11
Paragraphs298
Words4423

Comments