X hits on this document

188 views

0 shares

0 downloads

0 comments

2 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.2

FEDERATION MONDIALE DE KARATE-FMK WORLD KARATE FEDERATION-WKF Filiada ao Comitê Olímpico Internacional

A Federação Mundial de Karate, internacionalmente conhecida como FMK Federation Mondiale de Karate / WKF World Karate Federation, é a única organização de karate reconhecida pelo IOC / Comitê Olímpico Internacional. Representa 173 países, dos cinco continentes, somando mais de 10 milhões de federados. A cada dos anos, organiza os Campeonatos Mundiais das classes Junior e Senior. Seu atual Presidente é Antonio Espinós Ortueta, e a sede em Madri/Espanha.

Historia: O Karate foi introduzido na Europa por volta de 1950, por Professores Japoneses, principalmente da NKK / Nihon Karate Kiokay Associação Japonesa de Karate. Em 1961, o karate francês desvinculou-se da Federação Francesa de Judô, e foi nomeado Jacques Delcourt seu Presidente. Dois anos depois, havia seis federações européias, Italia, Grã Bretanha, Bélgica, Alemanha, Suíça e Espanha, e o primeiro evento internacional ocorreu entre França, Grã Bretanha e Bélgica. Em dezembro de 1963, seis federações reuniram-se em Paris, no 1º Congresso Europeu de Karate, para melhorar a difusão e organização dos torneios. Acreditando impossível a unificação dos diferentes estilos, decidiram unificar a arbitragem. Em 1965, foi criada a EKU / União Européia de Karate, com Jacques Delcourt de Presidente. No ano seguinte, em Paris, aconteceu o primeiro Campeonato Europeu, com aproximadamente 300 competidores; transmitido ao vivo, pela televisão, foi criticado como violento, devido à grande quantidade de feridos. No Conselho da União Européia de Karate, as opiniões divergiam sobre a causa de tantas lesões, do excesso de violações das regras à falta de condicionamento físico e de habilidade em defesa, desencadeando o 1º curso de árbitros, em Roma, decidindo aplicar, como base, as regras de arbitragem da JKA.

Em 1970, Jacques Delcourt criou, na Europa, a IKU / International Karate Union, pretendendo organizar o karate mundial. Contudo, o Japão é berço da modalidade, e Ryoichi Sasakawa, Presidente da FAJKO / Federation of All Japan Karatedo Organization, viajou à França, onde a IKU foi dissolvida, e constituída nova organização conjugando as federações européia e japonesa, com nome de WUKO / World Union Karate Organizations, a União Mundial de Organizações de Karate.

Assim, há quarenta anos, o karate recebia um tratamento de desporto mundial, com uma federação internacional, e regras unificadas para competições reconhecidas pelo IOC / Comitê Olímpico Internacional. A seguir, passou a participar de todos Jogos Continentais.

Contudo, o IOC / Comitê Olímpico Internacional condicionou o ingresso, nos Jogos Olímpicos mundiais, à unificação da modalidade, exigindo a unificação com a ITKF / International Tradicional Karate Federation, criada a partir de uma organização de estilo, e de menor representatividade que a Wuko. Contudo, o pretexto de que as regras reduzindo o contato, para competições mais seguras, desvirtuariam a “tradição”, preocupava o Comitê Olímpico, que, para insistia que ocorresse a unificação. Houve

Document info
Document views188
Page views188
Page last viewedSun Dec 04 06:09:57 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments