X hits on this document

194 views

0 shares

0 downloads

0 comments

3 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.3

reiteradas rodadas de negociações, sem qualquer resultado. A ITKF simulava negociar, mas não queria unificar. Pretendia continuar auferindo receitas e controlando seus filiados. Se, naquele momento, mostrasse sua real intenção, o Comitê Olímpico desistiria da unificação, filiaria a WUKO, e o Karate ingressaria nos Jogos Olímpicos o que, obviamente, esvaziaria as organizações fora do movimento olímpico.

Foram quase duas décadas, até que o IOC nomeou, para arbitrar a fusão, um membro do Comitê Olímpico Japonês, o qual, rapidamente, detectou as reais intenções da ITKF e, em 1990, determinou que a WUKO se transformasse na WKF. Comprovando as conclusões do árbitro, a ITKF realiza suas competições usando similares regras para reduzir o contato, exatamente o que, alegaram duas décadas, desvirtuaria a “tradição”. Quando superada a aporia – e escancarada a dissimulação da ITKF e seu interesse em manter a divisão - o ingresso do karate nos Jogos Olímpicos mundiais era impossível devido ao gigantismo: O limite, de dez mil atletas, havia sido atingi’do, e, para ingressar um novo esporte, é necessário a saída de outro. Em 2010, o Sport Accord Combat Games desencadeia uma nova perspectiva: As artes marciais são a segunda atividade física mais praticada no planeta, projetando o sucesso dos Jogos Olímpicos Marciais.

W K F: A principal missão da WKF é difundir o karate como esporte através de organização de campeonatos mundiais e da promoção da sua prática junto aos países membros. A efetividade do seu desenvolvimento está avaliada pelos inúmeros países filiados e pela grande quantidade de praticantes, convertendo o karate em um dos esportes mais difundidos no mundo.

Estrutura: Federações em cada um dos cinco continentes estão representadas na WKF: Federação Asiática (AKF); Federação Européia (EKF); Federação de Oceania (OKF); Federação Panamericana (PKF): Federação Africana (UAKF); Federação Mediterrânea (UMKF). As cinco cores, que compõem o logotipo da WKF, simbolizam a universalidade do Karate. Inspirado nos anéis olímpicos, criados em 1913, os cinco círculos representam os continentes entrelaçados pelo esporte: África (preto); Ásia (amarelo); Oceânia (azul); América (vermelho1) e Europa (verde2). A WKF é uma das organizações desportivas internacionais de maior desenvolvimento nos últimos anos.

Campeonatos Mundiais: Os campeonatos mundiais de karate são realizados desde o ano de 1970 e, atualmente, reúnem cem (100) países a cada edição, atraindo a máxima atenção dos aficionados desse esporte, chegando a 30.000 espectadores durante os quatro dias de competição, com audiências milionárias, através da cobertura dos meios de comunicação.

Em 18 de Março de 1999, o IOC/COI em sua 109º sessão (Seul), reconheceu a WKF, definitivamente, como representante mundial do esporte karate. Todas as federações esportivas filiadas à WKF estão reconhecidas, em seus países, pelos respectivos Comitê Olímpico Nacional e autoridades desportivas.

1 2

  • O

    vermelho é associado a América devido aos seus antigos habitantes, de pele-vermelha.

    • O

      Verde representa as florestas da Europa que, há milênios, motivaram a migração humana.

Document info
Document views194
Page views194
Page last viewedMon Dec 05 01:41:49 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments