X hits on this document

PDF document

Porto Alegre, janeiro de 2006 - page 37 / 82

199 views

0 shares

0 downloads

0 comments

37 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.37

direitos e deveres da cidadania, respeito aos mais velhos, qualidade de vida, defesa do meio ambiente e regras de convívio social.

  • O

    programa faz uso da prática desportiva do karate como um meio de inserção social e formação

do cidadão, diminuindo a violência em áreas consideradas de risco, melhorando a qualidade de vida e ultrapassando as barreiras causadas pelo preconceito e desinformação.

Projeto Karate Piá no Esporte: desenvolvido pela Federação Paranaense de Karatedo Tradicional em parceria com o Governo do Estado do Paraná. O projeto atende crianças entre 7 e 17 anos e, segundo Gaertner (1999), busca desenvolver, através do ensino de karate, os seguintes objetivos: melhoria da noção de limites e diminuição da agressividade; desenvolvimento da noção de esquema corporal; desenvolvimento de valores humanos como amizade, solidariedade, companheirismo, respeito, entre outros; desenvolvimento de um pensamento ecológico e comunitário; aumento da auto-estima e auto-confiança; melhoria da saúde e dos hábitos de higiene; melhoria da socialização e do desempenho escolar.

Diante destes projetos e experiências percebemos a necessidade de uma maior proteção no campo das relações e atitudes, como enfatiza Paz (apud DEBARBIEUEX, 2003) com o estabelecimento de acordos por meio do diálogo, estratégias de mediação, espaços de sociabilização, implementação de projetos que busquem a solidariedade e o sentimento de pertencimento à escola e mecanismos de valorização dos sujeitos que fazem desse cotidiano.

Finalizando este capítulo percebemos que esporte e agressividade têm um elo em comum, e que

  • o

    melhor conhecimento da relação de um com o outro pode nos abrir diversas portas para o auxílio da

resolução de problemas de nossa sociedade atual, como a violência e o estresse, tornando assim o nosso planeta mais humano e harmonioso em busca da paz e felicidade mundial.

3 PROCEDENDO A METODOLOGIA

Document info
Document views199
Page views199
Page last viewedMon Dec 05 17:12:17 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments