X hits on this document

182 views

0 shares

0 downloads

0 comments

4 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.4

Apresentação:

Não obstante ser excelente arquiteto, o Prof. Helio cultiva, há três décadas, sua vocação para o ensino de uma arte paradoxal, Apesar de prepararem para o combate, as artes marciais fomentam o caráter pacifista: Aprender a arte de lutar molda a paz e

tranqüilidade.

No livro

“Samurai, o

Lendário

Mundo

dos

Guerreiros”,

Stephen Turnbill,

Doutor

em

História,

graduado

pela

Universidade

de

Cambridge,

intitula

conclusão

de

a O

Paraireitdoxo da Tranqüilidade”. Howard Reid e Michael Croucher, principais repórteres da BBC, visitaram India, China, Japão, e Filipinas, produzindo documentários sobre os grandes mestres das artes marciais: Aikido, Bojutsu, Eskrima, Hsing-I, Kalaripayit, Karate, Kendo, Kung-Fu, Marma Adi, Naguinata-Dô, Pa-Kua, Shorinji Kempo, T'ai- Chi. Depois, descreveram sua perplexidade ante o fato de que a prática de habilidades mortais conduzem à iluminação espiritual: "O Caminho do Guerreiro, O Paradoxo das Artes Marciais.”

A preparação para a luta propicia a paz interior e os mais exímios lutadores do mundo, os virtuosos, são pacifistas, éticos, disciplinados, tranqüilos, e dotados de extraordinário grau de percepção. Nesta monografia, com a qual conquistou o merecido grau de Mestre em Educação, o Prof. Hélio consolida essas percepções, adequando-as à realidade brasileira, demonstrando a enorme contribuição das artes marciais para a educação. Honra-nos atender seu pedido, de consolidar a formatação, e divulgar o trabalho, em nosso espaço de Direito Desportivo, especialmente enquanto se realizam os I Jogos Marciais.

Professor Luiz Roberto Nunes Padilla, Direito Desportivo, UFRGS http://www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais/

AGRADECIMENTOS Ao Prof. Dr. Claus Dieter Stobäus pelo conhecimento, carinho e confiança que me dedicou como orientador e como um ser humano extraordinário. Ao Programa de Mestrado em Educação da PUC, em especial, ao seu coordenador Prof. Dr. Juan José Mouriño Mosquera, pela carinhosa acolhida e pela oportunidade de concretizar este sonho. À Profª. Drª. Leda Lísia Franciosi Portal por me levar a refletir da necessidade da construção de um ser humano mais espiritualizado e “humano”.

Document info
Document views182
Page views182
Page last viewedSat Dec 03 00:51:36 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments