X hits on this document

PDF document

Porto Alegre, janeiro de 2006 - page 42 / 82

185 views

0 shares

0 downloads

0 comments

42 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.42

público, realizado uma vez a cada ano, ou pelo caráter assistencial de amparar filhos de militares transferidos de outras regiões.

  • O

    Colégio Militar de Porto Alegre é integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, atualmente

composto também pelos colégios militares de Santa Maria, Curitiba, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Estes colégios estão subordinados à Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA), de onde emanam as diretrizes que colocam estes colégios em destaque no cenário nacional.

  • O

    Colégio é atualmente distribuído em três grandes áreas para atingir seu pleno desenvolvimento

e garantir a educação aos alunos, que são a Subdireção de Ensino, o Corpo de Alunos e a Divisão Administrativa.

A Subdireção de Ensino trata de todos os assuntos diretamente ligados ao processo educacional. Podemos citar, particularmente, a Seção Técnica, onde são abordadas as questões relativas aos graus dos alunos e ao planejamento educacional; as Seções de Ensino, onde se encontram os professores; a Seção de Educação Física, onde são tratados os assuntos diretamente ligados aos esportes; a Seção de Orientação Educacional, onde existe um trabalho voltado ao aspecto psicossocial e à orientação vocacional; a Seção de Meios Auxiliares e Publicações, onde é realizado o apoio aos professores no que diz respeito a materiais usados em sala de aula e, por fim, a biblioteca.

  • O

    Corpo de Alunos é o responsável por todos os assuntos ligados exclusivamente aos alunos. A

ele compete orientar a formação integral dos alunos, realizar o enquadramento militar de acordo com a orientação educacional do Colégio e, ainda, supervisionar, coordenar e controlar as atividades do corpo discente, tudo em integração com os demais setores da escola. Para atender esta destinação o Corpo de Alunos estrutura-se em Companhias de alunos assim divididas: 1ª Companhia, compreendendo as turmas de 5ª, 6ª e 7ª séries do ensino fundamental, 2ª Companhia, compreendendo as turmas da 8ª série do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio, e 3ª Companhia compreendendo as turmas de 2ª e 3ª séries do ensino médio. Também fazem parte desta área, a Secretaria do Corpo de Alunos que trata da documentação dos alunos e a Banda de Música.

Por fim, a terceira grande área é a Divisão Administrativa. Ela engloba a Ajudância Geral, que trata da documentação dos militares e do pessoal civil, a Tesouraria que coordena todos os pagamentos, a Seção de Saúde, disponível para todos alunos, militares, professores e funcionários do colégio, a Seção de Aprovisionamento, responsável pelas refeições servidas, e a Companhia de Comando e Serviços, encarregada pela segurança e serviço de manutenção e limpeza das instalações.

Além destas divisões também existem no Colégio diversos clubes e grêmios com destaque à Legião de Honra e à Sociedade Esportiva Literária (SEL). A Legião de Honra foi fundada em 27 de junho de 1964, tendo como objetivo cultuar os valores morais e intelectuais, indispensáveis ao desenvolvimento integral do cidadão e por finalidade auxiliar instituições carentes. Os critérios para o ingresso na Legião são o bom rendimento escolar e o exemplar comportamento. A Sociedade Esportiva e Literária, fundada em 1963, é uma entidade de caráter interno, sem fins lucrativos, criada pelo Comando do Colégio e a este subordinada, funcionando como órgão representativo dos estudantes. Ela é mantida e administrada por uma diretoria de alunos, eleita anualmente pelo corpo discente.

A proposta pedagógica do Colégio Militar

Document info
Document views185
Page views185
Page last viewedSat Dec 03 07:06:31 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments