X hits on this document

PDF document

Porto Alegre, janeiro de 2006 - page 45 / 82

247 views

0 shares

0 downloads

0 comments

45 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.45

Objetivos particulares da área de estudo das 5ª e 6ª séries:

  • a.

    Distinguir as diversas modalidades desportivas e suas particularidades;

  • b.

    Desenvolver de forma lúdica as habilidades técnicas em cada modalidade desportiva;

  • c.

    Desenvolver parâmetros de forma física e habilidade motora por meio da prática do desporto e da preparação

física;

d. Desenvolver os seguintes atributos da área afetiva por meio da prática do desporto: honestidade, integridade, lealdade, espírito de corpo, camaradagem, cooperação, criatividade, dedicação, disciplina, disciplina intelectual e

responsabilidade.

A carga horária nestas séries é de quatro tempos letivos, que são ministrados em dois encontros semanais de dois tempos cada. Os desportos desenvolvidos são: atletismo, basquete, esgrima, futebol, futsal, ginástica olímpica, handebol, judô, orientação e voleibol. Da 7ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, os alunos baseados nas experiências obtidas dos anos anteriores, escolhem um desporto base para o desenvolvimento de suas atividades físicas. A importância desta liberdade de escolha está na possibilidade de despertar uma maior motivação no desenvolvimento das aulas de Educação Física e a conseqüente conscientização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida e prevenção da saúde. No ensino fundamental os desportos são trabalhados com ênfase nos fundamentos técnicos e no ensino médio são trabalhados, além da parte técnica, a parte tática. Os objetivos particulares da área de estudo da 7ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, segundo o PLAEST de Educação Física (apud BRASIL, 2002, p. 57), são:

a. Desenvolver parâmetros de forma física e habilidade motora por meio da prática do desporto e da preparação física;

  • b.

    Evidenciar o espírito de equipe;

  • c.

    Aprimorar as habilidades técnicas em cada modalidade desportiva;

  • d.

    Desenvolver os seguintes atributos da área afetiva por meio da prática do desporto: honestidade, integridade,

lealdade, espírito de corpo, auto-confiança, camaradagem, competitividade, cooperação, criatividade, dedicação, disciplina, disciplina intelectual, equilíbrio emocional, liderança, resistência eresponsabilidade.

A carga horária para a 7ª e 8ª séries do ensino fundamental é de quatro tempos letivos ministrados em dois encontros semanais de dois tempos cada e para o ensino médio é de dois tempos letivos que são ministrados em apenas um encontro semanal. Os desportos oferecidos para estas séries são: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol.

As equipes esportivas funcionam fora do horário escolar, geralmente no contra-turno, possuem caráter voluntário e visam os seguintes objetivos:

a) Divulgar a prática esportiva valorizando o caráter educativo e social do esporte, fortalecendo vínculos entre professores e alunos;

  • b)

    Promover o esporte resultante das atividades físicas desenvolvidas no colégio;

  • c)

    Oportunizar o surgimento de talentos com a demonstração do aprendizado esportivo obtido

nas aulas curriculares de educação física.

Document info
Document views247
Page views247
Page last viewedSat Dec 10 11:33:09 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments