X hits on this document

PDF document

Porto Alegre, janeiro de 2006 - page 48 / 82

220 views

0 shares

0 downloads

0 comments

48 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.48

é, comportamentos e opiniões emitidas sobre agressividade e violência. Estas observações serviram, posteriormente, como complementos valiosos na análise das entrevistas.

3.7 ANÁLISE DOS DADOS

As pesquisas qualitativas tipicamente geram um enorme volume de dados que precisam ser organizados e compreendidos. Isto se faz, conforme Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2001), através de um processo continuado em que se procura identificar dimensões, categorias, tendências, padrões, relações, desvendando-lhes o significado. Este é um processo complexo, não linear, que implica um trabalho de redução, organização e interpretação dos dados que se inicia já na fase exploratória e acompanha toda a investigação.

Na presente pesquisa os dados foram estudados utilizando-se Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2004). A sistemática utilizada para a análise passou numa primeira etapa pela leitura e releitura das entrevistas, para a impregnação dos conteúdos e poder compreender as percepções dos entrevistados. Numa segunda etapa foi feita a análise vertical, buscando demarcar aspectos relevantes das falas de cada um dos participantes. Na terceira etapa, foi realizada uma análise horizontal, em que se procurou reunir os aspectos comuns das entrevistas, em conjuntos de cada um dos segmentos, em relação às questões feitas. A quarta etapa efetuada foi a síntese e, finalmente, a definição das categorias e subcategorias que emergiram nos diferentes segmentos.

Na definição das categorias e subcategorias foi possível integrar os resultados das percepções dos entrevistados com as observações realizadas durante os treinamentos. Esse fato é compreensível uma vez que praticamente todas as observações registradas foram falas ou atitudes relacionadas com as percepções sobre agressividade e violência dos entrevistados.

4 VISUALIZANDO AS PERCEPÇÕES DOS KARATECAS

A partir da análise dos dados, ou seja, das percepções dos karatecas, embasadas no referencial teórico do capítulo dois, surgiram as seguintes categorias e subcategorias que passamos a descrever e analisar:

CATEGORIAS e SUBCATEGORIAS

    • 4.1

      Percepções sobre agressividade/violência no contexto geral

      • 4.1.1

        No mundo

      • 4.1.2

        Nas cidades

      • 4.1.3

        No lar

      • 4.1.4

        Nas escolas

      • 4.1.5

        Nos esportes

      • 4.1.6

        Na mídia

      • 4.1.7

        O estresse, a falta de paciência e controle

    • 4.2

      Percepções sobre agressividade/violência no karate

      • 4.2.1

        Antes do ingresso no karate

      • 4.2.2

        No início da prática do karate

      • 4.2.3

        Praticantes com mais de um ano de tempo de treinamento

Document info
Document views220
Page views220
Page last viewedThu Dec 08 06:34:26 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments