X hits on this document

246 views

0 shares

0 downloads

0 comments

5 / 82

Hélio Riche Bandeira, Mestre em Educação, PUCRS * www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais * p.5

Aos professores do Curso do Mestrado pelos conhecimentos e reflexões que me auxiliaram na construção desta caminhada. Aos meus colegas de mestrado pelo carinho que me dedicaram tornando esta construção mais tranqüila e prazerosa. Ao Colégio Militar de Porto Alegre, em especial ao Cel Araújo, pela confiança e apoio recebido que viabilizou a realização do curso de Mestrado em Educação. Aos acadêmicos de Educação Física Gretel Diefenthaeler e Alexandre Andrade pela ajuda que me deram no desenvolvimento de minhas funções no Colégio Militar. Aos meus professores, colegas e alunos do karate por me permitirem descobrir a riqueza da essência desta arte marcial. À minha esposa e amigos por me aturarem e me compreenderem.

Em especial, à minha filha Dafne, significado maior de minha vida, que soube suportar e compreender a falta de atenção e tempo que, muitas vezes, deixei de dedicar a ela para poder vencer esta difícil caminhada. Ela representou, nos momentos mais cruciais, a fonte de força e carinho para não esmorecer nunca, conforme retrato nesta singela passagem: Certa vez, enquanto eu fazia algumas tarefas do mestrado no computador, minha filha brincava próxima de mim. Já cansado e estressado de tanto trabalhar comentei: O papai está muito cansado. Ela, que nesta passagem tinha apenas três anos de idade, prontamente parou de brincar, foi buscar um banquinho e colocou-o atrás de mim. Subiu nele e sem falar nada começou a fazer-me uma massagem nas costas.

SUMÁRIO:

RESUMO ABSTRACT LISTA DE SIGLAS TERMOS DO KARATE INTRODUÇÃO 1 JUSTIFICANDO A TRAJETÓRIA DA ESCOLHA DO PROBLEMA 2 CONTEXTUALIZANDO O TEMA TEORICAMENTE

    • 2.1

      O karate: uma arte marcial espiritual embasada na cultura oriental

    • 2.2

      Agressividade e violência

3 PROCEDENDO A METODOLOGIA

    • 3.1

      Objetivos

    • 3.2

      Área temática

    • 3.3

      Questões norteadoras

    • 3.4

      Participantes do estudo

    • 3.5

      Local da pesquisa: o Colégio Militar de Porto Alegre

    • 3.6

      Procedimentos e instrumentos de coleta de dados

    • 3.7

      Análise dos dados

4 VISUALIZANDO AS PERCEPÇÕES DOS KARATECAS

    • 4.1

      Percepções sobre agressividade/violência no contexto geral

    • 4.2

      Percepções sobre agressividade/violência no karate

    • 4.3

      A motivação para praticar o karate

    • 4.4

      Influências do karate sobre agressividade/violência

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICES

RESUMO:

Esta pesquisa tem por finalidade conhecer, compreender e analisar as percepções de alunos de karate sobre agressividade/violência no ensino das artes marciais, no intuito de buscar caminhos para a construção de um ser humano mais consciente e menos violento.

A investigação é de cunho qualitativo e está caracterizada como um estudo de caso. O principal instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada, a qual foi aplicada a doze

Document info
Document views246
Page views246
Page last viewedSat Dec 10 08:59:35 UTC 2016
Pages82
Paragraphs1591
Words42749

Comments