X hits on this document

54 views

0 shares

0 downloads

0 comments

10 / 12

Conteúdos Digitais Multimídia | Guia Didático do Professor

mais detalhes!

Leia algumas considera- ções sobre a reciclagem do plástico no artigo de FORLIN, Flavio J. e FARIA, José de As- sis F., Considerações sobre a Reciclagem de Embalagens Plásticas, Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 12, nº 1, p. 1-10, 2002, disponível em: http://www.revista- polimeros.org.br/PDF/ v12n1a01.pdf

10

Reciclagem

Infelizmente, grande parte do plástico consumido no Brasil ainda é jogada fora.

Lembre aos alunos que a maioria do plástico presente em objetos do nosso cotidiano pode ser reciclada. Informe que um dos grandes problemas ambientais do plástico é o seu descarte inadequado e que a melhor forma de resolver esse problema é a coleta seletiva.

Explique que uma dificuldade a ser enfrentada na reciclagem do plástico é que ele apresenta muitas diferenças na sua composição química. Lembre que, por esse motivo, os fabricantes de objetos devem imprimir símbolos nas embalagens recicláveis, de acordo com sua característica, para auxiliar sua identificação. Mas, destaque que na reciclagem basta que os objetos de plásticos sejam mantidos secos, limpos, separados do lixo orgânico e encaminhados para a coleta seletiva. Informe que as centrais de reciclagem são responsáveis por separar cada tipo de plástico nas suas diferentes categorias.

Aproveite para apresentar uma tabela com a numeração para a reciclagem dos diferentes tipos de plástico. O objetivo é ajudar os alunos a refletirem sobre questões ligadas à reciclagem e à saúde.

PET

PEAD

PVC

PEBD

PP

PS

OUTROS

  • 1.

    Politereftalato de etileno

  • 2.

    Polietileno de alta densidade

  • 3.

    Policloreto de vinila

  • 4.

    Polietileno de baixa densidade

5. Polipropileno

6. Poliestireno

7. Outros

Document info
Document views54
Page views54
Page last viewedFri Dec 09 08:02:01 UTC 2016
Pages12
Paragraphs210
Words2931

Comments