X hits on this document

48 views

0 shares

0 downloads

0 comments

4 / 12

Conteúdos Digitais Multimídia | Guia Didático do Professor

professor!

Lembre-se que o diálogo é um instrumento po- deroso de motivação e aprendizagem!

4

1.

Desenvolvimento

Geralmente não paramos para pensar que muitos objetos de uso cotidiano são, pelo menos em parte, feitos de plástico ou contêm esse material em sua composição. Seria interessante introduzir o tema falando dos vários setores no mundo que utilizam o plástico, como, por exemplo, a indústria automobilística, de eletrodomésticos, de embalagens (alimentos, produtos de higiene e limpeza), na construção civil, dentre outras.

  • O

    episódio em questão traz diversas informações sobre os tipos, a produção e o uso do plástico no dia-a-dia. O tema apresen-

tado no episódio deve ser abordado de forma coerente, aproveitando as questões levantadas pelo grupo.

Para contribuir com o seu trabalho, o guia traz sugestões, informações e atividades, entretanto, não é necessário explorar todo

  • o

    material. Você poderá deter-se apenas nos conteúdos que estiverem alinhados com o seu planejamento.

Versatilidade do Plástico

Pense rápido: o que é, o que é? Pode ser transparente ou colorido; maleável ou resistente, e assumir as mais diferentes formas?

Seria interessante iniciar este tema questionando os alunos sobre os objetos do nosso cotidiano que possuem o plástico em sua composição. Se for perguntado aos alunos de que forma eles percebem o uso do plástico no dia-a-dia, provavelmente eles farão uma lista vasta, já que esses objetos estão presentes de várias formas, cores, maleabilidade e pesos. Eles certamente irão lembrar-se de muitos exemplos, mas será que eles associam o plástico com os tecidos, os coletes à prova de bala, óculos e os materiais antiaderentes das panelas? Explique que os diferentes tipos de plásticos possuem propriedades excepcionais e, por isso, são um dos materiais mais úteis no mundo moderno.

Informe que muitos dos tecidos chamados de sintéticos – poliéster, poliamida, acrílico e náilon – são produzidos a partir de resinas poliméricas e excelentes para a produção de casacos e agasalhos, por serem isolantes térmicos.

Explique que o Kevlar é um polímero mais resistente que o aço e, por isso, é usado em equipamentos de proteção como coletes, capacetes, luvas, joelheiras, etc. Lembre que o Teflon usado como antiaderente em panelas e o policarbonato usado em lentes de óculos também são exemplos de plásticos.

Document info
Document views48
Page views48
Page last viewedSun Dec 04 06:16:53 UTC 2016
Pages12
Paragraphs210
Words2931

Comments