X hits on this document

46 views

0 shares

0 downloads

0 comments

8 / 12

Conteúdos Digitais Multimídia | Guia Didático do Professor

8

Produção do Plástico

  • O

    plástico é um derivado do petróleo, mas esse é só o início do seu processo de produção.

Explique para os alunos que as indústrias de transformação usam os diferentes tipos de polímeros na forma de grânulos, denominados pellets, para produzir objetos de plástico.

Destaque que existem três tipos básicos de processo de produção de objetos de plástico: extrusão, moldagem por injeção e moldagem por sopro.

Lembre que todos os processos começam com o amolecimento dos polímeros para que possam ser moldados.

Informe aos alunos que um dos processos mais comuns de transformação é realizado em uma máquina chamada injetora de plástico, onde a massa aquecida de polímero é forçada sob pressão para o interior de moldes. O vídeo apresenta uma imagem de uma injetora de plásti- co. Objetos maciços como colheres, canetas, tampas, bacias, caixas, componentes automoti- vos, calotas etc., são produzidos por esse processo.

Por outro lado, o processo de extrusão é realizado com a compressão da massa fundida de polímeros, de forma contínua ou semicontínua, por perfis vazados. O vídeo apresenta uma imagem do processo de extrusão. Sacos plásticos, tubos de PVC e canaletas são produzidos por esse método.

Explique para os alunos que também existe a moldagem a sopro de ar ou sopragem, em que os objetos são formados pela combinação de molde, pressão e ar injetado. O vídeo apresenta o processo de sopro de ar, útil na produção de frascos e garrafas.

Document info
Document views46
Page views46
Page last viewedFri Dec 02 18:42:25 UTC 2016
Pages12
Paragraphs210
Words2931

Comments