X hits on this document

49 views

0 shares

0 downloads

0 comments

9 / 12

Problema ambiental

Não dá pra falar em plástico sem tocar na questão ambiental.

Lembre que, apesar de ser um material fantástico, o plástico pode gerar muito impacto e desequilíbrio ambiental. A durabilidade é uma característica importante desse material, mas torna-se um problema quando o plástico é descartado de forma inadequada, pois pode levar mais de um século para se decompor na natureza.

Informe aos alunos que o tempo de decomposição vai depender do tipo do plástico e onde foram depositados. Por exemplo: sacolas plásticas soterradas no lixo duram 200 anos, mas, expostas ao sol, até 1 ano.

Alguns de seus alunos já devem ter percebido algumas iniciativas ecológicas como, por exemplo, o incentivo ao uso de sacolas permanentes e degradáveis em supermercados para substituir as habituais sacolas plásticas. Até as agências de publicidade têm investido em propagandas e slogans a favor das ideias ecológicas.

Lembre que o discurso implícito na mídia tende a apontar o plástico como um material danoso. Destaque, contudo, que o problema não pode ser atribuído ao material, mas sim a forma de descarte e gerenciamento dos resíduos desse material.

  • O

    vídeo mostra algumas imagens do problema ambiental envolvendo o descarte inadequado.

Incentive seus alunos a realizar alguma atividade que mobilize não só a comunidade escolar, mas também todos que os rodeiam. Outra forma de iniciativa ecológica pode ser percebida nos trabalhos de artesanatos em que se usa, por exemplo, garrafas PET para confecção de puffs; enfeites de chinelos feitos com canudos; bolsas; móbiles; abajures; porta-lápis; roupas e muitas outras coisas.

dica!

Saiba mais sobre a reci- clagem do PET lendo o folheto informativo da Associação Brasileira da Indústria de PET dispo- nível em: http://www. abipet.org.br/noticias/ ABIPET-folheto-A4- web.pdf

mais detalhes!

No artigo, de FRAN- CHETTI, Sandra Mara M. e MARCONATO, José Carlos. A Importância das Propriedades Físicas dos Polímeros na Reciclagem, Química Nova na Escola, nº 18, novembro, 2003, p. 42-45, é possível com- preender várias infor- mações sobre a classi- ficação dos polímeros. Disponível em: http:// qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc18/A09.PDF

Audiovisual | Programa A Química do Fazer | Plástico

Document info
Document views49
Page views49
Page last viewedSun Dec 04 08:56:32 UTC 2016
Pages12
Paragraphs210
Words2931

Comments