X hits on this document

48 views

0 shares

0 downloads

0 comments

11 / 22

Atribuição de responsabilidades como campo limitado de direitos, obrigações e métodos.

Tarefas que não são claramente definidas com antecedência mas que, ao invés, são continuamente ajustadas e redefinidas

Existe uma rede ou matriz de comunicação

Comunicação lateral em vez de vertical e ênfase dada ao conselho em detrimento à ordem

Comportamento difuso para com as tarefas da organização.

Esta distinção mostra que há muitas maneiras de combinar os três componentes fundamentais de uma estrutura: complexidade, formalização e centralização. A estrutura mecanicista caracteriza-se por uma elevada complexidade (grande diferenciação horizontal), elevada formalização (limitada rede de informação, comunicação descendente) e elevada centralização (pouca participação nos níveis mais baixos).

A estrutura orgânica caracteriza-se por uma baixa complexidade e formalização (alargada rede de informação, comunicação descendente, ascendente, lateral e oblíqua) e baixa centralização (elevada participação na decisão).

Os estudos teóricos de Henry Mintzberg revelam cinco modelos tipo de configurações estruturais que resultam de três aspectos básicos:

a selecção natural do fenómeno

a procura por parte das organizações de uma determinada consistência interna

a propensão para as organizações seguirem fenómenos de moda.

A selecção natural pode fomentar o aparecimento de algumas formas organizacionais. Uma organização para ser eficiente e competitivas tem de adoptar uma determinada estrutura em função da sua área de actividade e das características do seu meio envolvente. Por isso organizações do mesmo tipo tendem a adoptar estruturas semelhantes (as melhor sucedidas).

As organizações tendem a adoptar configurações cujas características internas sejam consistentes e adequadas a cada situação. Uma normalização e divisão de trabalho estão associadas a uma elevada formalização. As

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 200611

Document info
Document views48
Page views48
Page last viewedSat Dec 03 04:56:23 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments