X hits on this document

56 views

0 shares

0 downloads

0 comments

12 / 22

inconsistências internas reduzem a performance. O equilíbrio leva a um desenvolver de características sociais que funcionam em conjunto de um modo consistente.

Os que decidem são influenciados pelos modelos que estão em voga e que são considerados os mais inovadores. Se por exemplo estiver na moda a descentralização, haverá a tendência para delegar autoridade de modo a que estas organizações pareçam modernas.

Embora possa haver um número quase ilimitado de desenhos organizacionais, há a tendência para que se aproximem de um modelo tipo. Henry Mintzberg construiu um modelo tipo em que cada organização possui os seguintes elementos básicos:

Vértice estratégico – gestores de alto nível que possuem toda a responsabilidade da organização

Tecnoestrutura – analistas que têm a responsabilidade de desenvolver formas de normalização na organização

Equipa de Apoio – providencia directamente os serviços logísticos da organização.

Nível Intermédio – gestores que estabelecem ligação entre o nível operacional e as equipas de apoio

Centro Operacional – todos os membros operacionais que executam directamente os trabalhos de base relacionados directamente com a produção de bens e serviços.

Os Operacionais desempenham quatro tarefas: procuram o que é necessário para a produção, transformam as entradas em saídas, distribuem as saídas (vendem), oferecem apoio directo a outras funções (controlo de stocks)

O vértice estratégico assegura que a organização cumpra a sua missão eficazmente bem como servir as necessidades de todos os indivíduos que controlam as organizações.

O nível intermédio liga o vértice estratégico ao centro operacional pela cadeia de quadros situados logo abaixo do nível estratégico até aos supervisores da primeira linha.

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 200612

Document info
Document views56
Page views56
Page last viewedWed Dec 07 22:51:48 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments