X hits on this document

55 views

0 shares

0 downloads

0 comments

18 / 22

utilizável, visando principalmente a acção em busca de resultados concretos e palpáveis.

Reafirmação relativa dos postulados clássicos: redimensionamento e estruturação de acordo com as contingências da época.

Ênfase nos princípios gerais da administração: normas de comportamento administrativo que procuram definir a maneira como o gestor deve planear, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos seus subordinados

Ênfase nos objectivos e resultados: em função dos quais a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada, uma vez que visa alcançá-los.

Ecletismo: embora se baseie na Teoria Clássica, os neoclássicos também absorvem o conteúdo de quase todas as outras teorias.

Teoria Burocrática

Weber (Max, 1864-1920) sociólogo alemão publicou uma extensa bibliografia das organizações do seu tempo a que chamou de Burocracia. Com as burocracias a teoria administrativa que era até ali voltada para os aspectos internos da organização (introspectiva) ganha uma nova dimensão com a abordagem Estruturalista que para além do intra também foca o inter organização. Deste modo a visão alarga os aspectos internos e estreitos numa organização para uma envolvente social das organizações entre si.

A Burocracia é uma forma de organização humana baseada na racionalidade, na adequação dos meios aos objectivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objectivos. É um modelo da administração racionalizada, em que a predeterminação é total em todos os níveis.

A Burocracia é um conceito de organização em que uma vez definidos os seus objectivos e actividades é possível formular um sistema de regras e funções a serem desempenhados pelos indivíduos. Cada um actua autonomamente e sem falhas de tal modo que para cada situação em particular, a regra a aplicar e a função a desempenhar por cada indivíduo

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 200618

Document info
Document views55
Page views55
Page last viewedWed Dec 07 15:30:38 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments