X hits on this document

63 views

0 shares

0 downloads

0 comments

19 / 22

esteja prévia e completamente determinada. Weber considerou a burocracia como um tipo de poder e não como um sistema social.

Teoria Estruturalista

Inspirada na abordagem de Weber, a teoria estruturalista é uma síntese entre a teoria clássica e a das relações humanas. Concentra-se no estudo das organizações principalmente na estrutura interna e na sua interação com outras organizações. As organizações são concebidas como “unidades sociais”, intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objectivos.

A teoria clássica caracteriza o “homem económico”, a das relações humanas o “homem social” e a estruturalista o “homem organizacional”.

A análise das organizações sob o ponto de vista estrutural é feito de um modo global e múltiplo, tanto a organização formal e informal, o ambiente em que se inserem devem ser compreendidos, pois as organizações são vistas pela primeira vez como sistemas abertos em constante interacção com a sua envolvente.

Teoria Comportamental

O estudo do comportamento humano permite compreender o comportamento organizacional, por isso as organizações devem ser estruturadas à medida e para o serviço dos que nelas trabalham.

A teoria das relações humanas (ênfase nas pessoas) com a sua forte crítica à teoria clássica (ênfase nas tarefas e estrutura da organização) caminha para um outro ponto de estabilidade, a teoria comportamental (ênfase nas relações humanas).

A organização é vista como um sistema fechado com uma grande dinâmica interna resultante das vontades dos indivíduos e dos processos de inter-relação e de estruturação organizacional.

O homem na organização é visto como um ser criativo que deve envolver todas as suas capacidades intelectuais no processo produtivo porque disso depende o sucesso do sistema. É valorizada a importância da tomada de

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 200619

Document info
Document views63
Page views63
Page last viewedSat Dec 10 17:09:13 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments