X hits on this document

67 views

0 shares

0 downloads

0 comments

20 / 22

decisão para o sucesso da organização que envolve pessoas com sentimentos e objectivos próprios. Esta ideia levou ao desenvolvimento das abordagens sobre liderança, e como conseguir potenciar as motivações e reduzir os conflitos organizacionais e individuais.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Procurou-se desenvolver uma abordagem sistemática para a gestão das organizações devido à grande diversidade de abordagens e de diferenças conflituosas entre si. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional é um conjunto complexo de ideias a respeito do homem, da organização, do ambiente com o objectivo de propiciar o crescimento e desenvolvimento segundo as suas potencialidades.

Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de mudança e da capacidade adaptativa da organização à mudança. Apresenta o conceito dinâmico de organização, de cultura e de mudança organizacional provocado pela rápida mutação do ambiente, a contínua necessidade de adaptação, a interacção entre a organização e o meio ambiente, e a relação entre objectivos individuais e organizacionais.

Há diversos modelos de Desenvolvimento Organizacional, uns baseados nas alterações estruturais da organização formal e outros nas alterações comportamentais como o desenvolvimento em equipa e o tratamento de conflito inter-grupo. Os modelos consideram quatro variáveis: o meio ambiente, a organização, o grupo social e o indivíduo.

Teoria dos Sistemas

As teorias tradicionais encaram as organizações como sistemas fechados o que levou a não considerarem a interacção das organizações com o ambiente, e focaram demasiado no funcionamento interno que descuidaram a compreensão dos processos de retroacção essenciais para a sobrevivência da organização.

De acordo com a teoria dos sistemas as organizações são sistemas abertos de comportamento probabilístico, fazem parte de uma sociedade maior, constituído por partes menores interdependentes e que procuram um equilíbrio dinâmico (homeostase), com fronteiras mais ou menos definidos, com

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 200620

Document info
Document views67
Page views67
Page last viewedMon Jan 09 19:56:26 UTC 2017
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments