X hits on this document

85 views

0 shares

0 downloads

0 comments

4 / 22

O mundo no início do século XXI é caracterizado pela transformação socioeconómica resultante dessa revolução iniciada na década de 1950 que marca uma nova civilização em que a informação e o conhecimento assumem um papel fulcral. Trás também consigo mudanças, potencialidades e ameaças para qualquer instituição ou indivíduo. Esta mudança que aos nossos olhos é incomparável com a transição da sociedade agrícola para a industrial tem no seu centro as Tecnologias de Informação.

Tecnologias de Informação

As Tecnologias de Informação, são o conjunto de sistemas de uma organização para a aquisição, armazenamento, processamento, gestão, transferência, controlo, apresentação, troca, transmissão ou recepção de dados ou informação, e inclui computadores, equipamento periférico, software, firmware e procedimentos, serviços (incluindo serviços de suporte) e recursos relacionados.

O hardware significa tudo o que é visível, físico, que mantém as suas propriedades mesmo na ausência de energia, não se altera sem uma intervenção directa. O nome português mais semelhante é o de quinquilharia.

O software associa-se a tudo o que é programação, que se altera, instala com relativa facilidade, que necessita de energia, (eléctrica) para se manifestar. O software necessita do hardware que lhe dá forma, tal como uma pintura necessita do fundo que a suporta.

O firmware, é a ligação entre o hardware e o software disponibilizado pelo fabricante do hardware que adapta a sua criação para que facilmente suporte o software. Desse modo máquinas com algumas diferenças físicas ficam indistinguíveis do ponto de vista do software.

De um modo geral o software é muito variado, desde ferramentas de desenvolvimento, programas para fazer programas, CASE2, às ditas aplicações como sistemas periciais, que ajudam um especialista como se de um perito se tratasse, sistemas baseados em conhecimento, CAD_CAM3, sistemas de

2 Computer Aided Software Engineering

3 Computer Aided Design; Computer Aided Manufacturing

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 20064

Document info
Document views85
Page views85
Page last viewedSun Jan 22 06:51:34 UTC 2017
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments