X hits on this document

59 views

0 shares

0 downloads

0 comments

5 / 22

informação de gestão, para apoio à decisão, aplicações genéricas, e muitas outras.

Sistemas de Informação

Neste início do século XXI a questão que se coloca às organizações a respeito das Tecnologias de Informação não é tanto da técnica mas da gestão. Os Sistemas de Informação são um conjunto de meios e procedimentos cuja finalidade é assegurar informação útil necessária às diversas funções e níveis da organização e à sua envolvente externa.

Os Sistemas de Informação começaram a ser estudados como assunto de gestão em 1975 e a sua evolução tem sido irregular, desde casos de muito sucesso a casos catastróficos, e cada vez mais uma gestão ineficaz dos Sistemas de Informação nos sectores bancário e segurador levaram as instituições à própria extinção.

Sistema

Um sistema é um conjunto de elementos com alguma relação entre si e que formam um todo único. Há exemplos que conhecemos bem, como o sistema solar, o sistema respiratório, o sistema digestivo, o sistema circulatório, o sistema nervoso, o sistema reprodutor. Temos sistemas dentro de sistemas, e quando olhamos para esses sistemas internos damos-lhe o nome de subsistema. Por exemplo, o ser humano é um sistema biológico composto por diversos subsistemas como são o caso do sistema respiratório, circulatório, etc.

Um sistema é composto por entradas e saídas, transforma as entradas e manifesta-se através das saídas.

Informação

Este termo tem uma definição difícil uma vez que depende do contexto. Para o assunto que estamos a tratar, pode-se dizer que informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados que de alguma forma aumenta o conhecimento da pessoa que a recebe. Os dados são factos isolados, representações não estruturadas cuja utilização poderá

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 20065

Document info
Document views59
Page views59
Page last viewedThu Dec 08 16:14:23 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments