X hits on this document

58 views

0 shares

0 downloads

0 comments

6 / 22

ser pertinente ou útil numa determinada situação, e a informação é o resultado da interpretação desses dados. Um Sistema de Informação tem como saída informação, e quando recebido de forma e a tempo adequados, melhora o sistema que a recebe ficando mais habilitado a desenvolver determinada actividade ou a tomar uma determinada decisão.

Sistemas de Informação

Os sistemas de informação, estão no plural, indicando que são muitas as formas de obter informação para os diversos níveis de decisão e constituem um elemento central na capacidade de desenvolvimento e competitivo de qualquer empresa. Embora haja uma grande investimento nos Sistemas de Informação, os esforços empreendidos pelas empresas não estão à altura das expectativas. Em 1995 apenas 30% do investido nas Tecnologias de Informação é que correspondia ao esperado.

A Gestão dos Sistemas de Informação, assegura que todos os elementos e recursos das Tecnologias de Informação são afectados correctamente no suporte eficaz dos Sistemas de Informação às Organizações.

A complexidade das organizações está a aumentar o que requer sistemas de informação mais complexos e por isso torna mais difícil para a Gestão dos Sistemas de Informação.

A Gestão dos Sistemas de Informação, no início, consistia no desenvolvimento de sistemas, na gestão de operações, e nas relações com os fornecedores. Agora inclui também a gestão de dados, a gestão das Tecnologias de Informação, a formação de recursos humanos, a consultoria, o planeamento de sistemas, e no futuro outros serão acrescentados.

Importância da Informação

As organizações e a sociedade em geral reconhecem o potencial dos Sistemas e Tecnologias de Informação. É possível identificar quatro formas possíveis de aplicação dos sistemas e tecnologias de informação:

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 20066

Document info
Document views58
Page views58
Page last viewedThu Dec 08 10:35:01 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments