X hits on this document

57 views

0 shares

0 downloads

0 comments

7 / 22

Automatização – processo pelo qual o trabalho manual é substituído pela tecnologia, supostamente a automatização de trabalhos repetitivos e simples de processamento de informação. Como é o caso das fotocopiadoras.

Informação – complemento às capacidades humanas de processamento de informação com tecnologia capaz de melhorar a compilação, análise e apresentação de dados. Como é o caso das folhas de cálculo.

Incorporação – substituição de controlos mecânicos e electromecânicos por tecnologias que permitam novas formas de adquirir, partilhar e guardar dados tendo em conta as funcionalidades e baixo custo. Por exemplo o uso de ficheiros e pastas no computador e seus arquivos em CD.

Comunicação – melhoria das capacidades de partilha de informação através das redes e aplicações que permitem reduzir, custos, distâncias e tempo, facilitando a criação de novos grupos de trabalho, de organização, de produtos e serviços. Por exemplo o Messenger, correio electrónico, fóruns.

Os sistemas e tecnologias de informação evoluíram muito e rapidamente sendo possível observar 3 passos, a era do processamento de dados (1960-1980), a era dos microprocessadores (1975-2000), e a era das redes (1990 -?).

O auge da automatização deu-se na era do processamento de dados durante a qual milhões de postos de trabalho foram substituídos pelas tecnologias de processamento de dados. Essa expansão conduziu a um aumento da quantidade de dados disponíveis e formato electrónico e as organizações começaram a desenvolver os sistemas de informação de gestão e os sistemas de suporte à decisão.

A era dos computadores veio facilitar a utilização dos sistemas e tecnologias de informação a transitarem da automatização para a informação. Assim, dá-se mais ênfase à interpretação dos dados do que à compilação dos mesmos. A incorporação, característica da era dos microprocessadores, veio trazer novos produtos, que permitem reter um conjunto de dados úteis sobre a utilização desses mesmos produtos. Por exemplo os cartões magnéticos e o porta moedas electrónico.

A adopção generalizada dos sistemas e tecnologias de informação permitem novas formas de organização e de comunicação, bem como um

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 20067

Document info
Document views57
Page views57
Page last viewedThu Dec 08 05:00:23 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments