X hits on this document

47 views

0 shares

0 downloads

0 comments

9 / 22

As transformações nas Tecnologias de Informação provocam nas organizações uma reavaliação dos âmbitos e funções dos seus sistemas de informação. Os investimentos do passado nos sistemas e tecnologias de informação embora tenham servido as necessidades da organização acabam por ficar desactualizados e passam a ser um obstáculo para novos negócios.

Garantir o sucesso e a sobrevivência das organizações constitui um enorme desafio para os responsáveis que realizam todos os esforços no sentido de desenvolverem e implementarem os sistemas e tecnologias de informação mais adequados. Planear os Sistemas de Informação é assim uma tarefa importante e uma solução para muitas empresas porque lhes permite definir o futuro dos Sistemas de Informação, e por isso é necessário organizar os sistemas e tecnologias de informação. Daí que se tenha desenvolvido a Arquitectura dos Sistemas de Informação.

Associamos facilmente o termo arquitectura à engenharia civil, à construção e à harmonia dessa construção. Embora o surgimento de muitas e diversas Tecnologias de Informação como por exemplo os produtos CASE – Computer Aided Software Engineering, tenha contribuído para o desenvolvimento das arquitecturas, foi principalmente os métodos de planeamento que mais impulsionaram esse desenvolvimento por incluírem linhas de orientação para um desenvolvimento de um conjunto integrado de arquitecturas.

Existem muitas abordagens às Arquitecturas dos Sistemas de Informação sendo difícil encontrar limites e diferenças entre os diversos pontos de vista, isto por não haver um consenso generalizado quanto à definição e à utilização das arquitecturas, provocado em parte pela complexidade dos próprios conceitos e parte pela incoerência ao nível das representações e especificações.

As Organizações

Uma das características mais importantes da nossa sociedade é o grande número e diversidade de organizações. Embora muitas delas estejam

Vítor Vaz da Silva – Sistemas de Informação – UCP – 20069

Document info
Document views47
Page views47
Page last viewedFri Oct 28 05:20:31 UTC 2016
Pages22
Paragraphs270
Words5982

Comments