X hits on this document

103 views

0 shares

0 downloads

0 comments

18 / 40

O Método do Discipulado

O método é a forma como desenvolveremos na prática o discipulado, portanto, terá um caráter formal e informal. Precisamos ter consciência de como estamos ensinando.

O método formal é o ensino objetivo, a lição bíblica propriamente dita e os conceitos transmitidos, também advindos da Bíblia.

Por método informal entendemos o que é chamado currículo oculto, sendo este a força educacional mais poderosa com que a Educação Cristã pode recorrer. Lawrence O. Richards define currículo oculto como “todos os elementos de qualquer situação de relacionamento entre crentes que apóiam ou inibem o processo de transformação”15 Por isso é  muito importante como discipuladores e discípulos  atentarmos para o nosso testemunho integral diante do discípulo “pois as nossas atitudes podem falar mais alto do que nossas palavras”. Exemplo: Suponhamos que um pastor está ensinando sobre relacionamento entre irmãos, a um pequeno grupo, e está falando sobre a necessidade de não termos barreiras que nos afastem. Barreiras, como hierarquias, diferenças de dons, etc. Mas ao mesmo tempo, dentro de uma pequena sala, prefere falar atrás de um púlpito, enquanto os outros estão sentados, ou prefere manter uma linguagem metódica e formal. Que mensagem você acha que ele está passando através do currículo oculto?

Cuidado com a sua aparência pessoal! Roupa indecente, higiene, e mau humor transmitem muitas mensagens negativas que poderão prejudicar o Discipulado. A pessoa não está divorciada de sua mensagem.

Apresentaremos agora algumas diretrizes práticas a respeito dos encontros de discipulado. Todavia, devemos lembrar que elas não são engessadas, pois devemos ter sensibilidade e flexibilidade nestas diretrizes, porque nem sempre o tema que será discutido no dia atenderá a necessidade dos discípulos naquele momento.

1. Encontros semanais

Estes encontros devem ser num dia e hora que sejam próprios tanto para o discipulador como para o grupo de discipulado.

15 Lawrence O. Richards, Teologia do Ministério Pessoal (São Paulo, Edições Vida Nova, 1980), p.156.

Document info
Document views103
Page views103
Page last viewedThu Dec 08 00:17:56 UTC 2016
Pages40
Paragraphs812
Words12044

Comments