X hits on this document

94 views

0 shares

0 downloads

0 comments

6 / 40

cristão. Por fim vemos Paulo já no final do seu ministério recomendando a Timóteo que lhe enviasse João Marcos, pois lhe seria útil para o ministério do apóstolo.

4.

Paulo e Timóteo – Atos 16.1-2; 2 Tm 2.2

Neste texto de Atos verificamos que Paulo tomou esse jovem discípulo e o fez acompanhá-lo, com certeza seguiu-se a partir daí, um período de discipulado, pois Paulo já no final do seu ministério se dirige a Timóteo com essas palavras “e o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo, transmite a homens fiéis e também idôneos para que instrua a outros”.

Para nós, o discipulado é muito mais do que simplesmente passagem de informação, antes é formação, pois o que temos visto em muitas igrejas é apenas uma transmissão de lições que não chega a ser um verdadeiro discipulado, pois não forma, apenas informa. O discipulado não pode ser apenas uma etapa antes do Catecúmenos. Cremos que um discípulo de Jesus não pode ser formado, em apenas 6 meses, contudo, não há problema  algum que em 6 meses de discipulado o discípulo ingresse numa sala de Catecúmenos, e até que seja recebido como membro, mas, o discipulado deve continuar.

A experiência tem mostrado que muitos dos que são recebidos como membros de uma igreja local, após o curso de Catecúmenos, passam a não ter mais a mesma disposição de aprender. Ou seja, de submeterem-se a um discipulado mais maduro. Conseqüentemente a formação de um caráter cristão, e o seu crescimento espiritual que até então era notável, também sofre uma desaceleração.  

Vivendo relacionamentos saudáveis

Vamos refletir a respeito do que você tem que ser e fazer como membro do Corpo de Cristo e discipulador. Em nosso relacionamento necessitamos que você tenha um comportamento aprovado pelo Mestre. Se você quer ensinar, então deve ser exemplo. Paulo fez a ousada declaração aos crentes da igreja de Corinto “sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11:1, ARA). Escrevendo aos Filipenses o apóstolo exige que “o que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4:9, ARA).

Document info
Document views94
Page views94
Page last viewedTue Dec 06 16:21:16 UTC 2016
Pages40
Paragraphs812
Words12044

Comments