X hits on this document

PDF document

A Europa, no século XVI, está no auge do Renascimento, numa época na qual as ... - page 1 / 5

11 views

0 shares

0 downloads

0 comments

1 / 5

A Europa, no século XVI, está no auge do Renascimento, numa época na qual as grandes navegações consolidam o capitalismo mercantil, com o desenvolvimento da manufatura e do comércio internacional, acarretando o êxodo rural e a conseqüente urbanização das cidades.

A Igreja encontrava-se dividida: de um lado, a burguesia defendia seus interesses através da Reforma Protestante; de outro, as forças tradicionais reafirmavam os dogmas medievais através da Contra-Reforma.

Portugal descobre o Brasil durante um processo de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, na qual a prioridade era o desenvolvimento comercial. Dessa forma, como o Brasil não apresentava as mesmas vantagens comerciais das Índias, a colonização só começa, efetivamente, depois da expedição de Martin Afonso de Sousa

  • (1530)

    e da criação das Capitanias Hereditárias (1532), com a extração de pau-brasil e

    • o

      cultivo da cana de açúcar. Em 1549, instala-se o Governo Geral e os jesuítas chegam

ao Brasil, iniciando um trabalho de catequese dos índios e fundando os primeiros colégios.

  • O

    Quinhentismo compreende as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o

século XVI, correspondendo à introdução da cultura européia em terras brasileiras.

A subordinação política e econômica à Metrópole portuguesa acarretava dependência cultural e imitação dos modelos artísticos portugueses. Não existia uma literatura efetivamente brasileira: havia esparsas manifestações, mais ou menos literárias, documentando a chegada do europeu ao novo mundo. Era produzida por cronistas, viajantes e jesuítas, isto é, portugueses que aqui se encontravam por um período curto e uma finalidade específica.

A ideologia mercantilista e religiosa européia vai se traduzir em duas vertentes literárias do Quinhentismo brasileiro: a literatura informativa (relatos dos viajantes, enfocando as riquezas materiais da colônia), e a literatura dos jesuítas, voltada para o trabalho de catequese.

Agostina Akemi Sasaoka

1

Document info
Document views11
Page views11
Page last viewedThu Dec 08 10:22:24 UTC 2016
Pages5
Paragraphs62
Words1507

Comments