X hits on this document

PDF document

A Europa, no século XVI, está no auge do Renascimento, numa época na qual as ... - page 3 / 5

10 views

0 shares

0 downloads

0 comments

3 / 5

já que fala sempre em "salvar" os nativos, convertendo-os. É de caráter didático, histórico, informativo, materialista, porém tem intenções espirituais.

História da Província Santa Cruz (1576) e Tratado da Terra do Brasil (1570). Visa atrair os portugueses para a obra colonizadora, estimulando a imigração, "especialmente daqueles que vivem na pobreza", por meio da exaltação da riqueza e do clima da colônia, com uma visão paradisíaca de nossa natureza. É o primeiro cronista a aludir à importância do escravo na economia colonial.

(1540? - 1591): Tratado Descritivo do Brasil (1587).

Diálogos das Grandezas do Brasil (1618).

  • O

    Diário de Navegação

Narrativa Epistolar e Tratados da Terra e da Gente do Brasil

Há, também, viajantes "estrangeiros" (não-portugueses) que aportaram no Brasil quinhentista, à caça de informações sobre o "eldorado", o "éden" (formas com que a imaginação européia pintava a terra desconhecida). Hans Stadem, Jean de Léry, Andrè de Thevet, Antonil e Américo Vespucci incluem-se nessa categoria.

Agentes da Contra-Reforma, os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, com a missão de educar e catequizar os índios, fundando os primeiros colégios. Durante quase todo o período colonial, a educação foi atribuição exclusiva das ordens religiosas, especialmente da Companhia de Jesus. Justamente por causa de sua intenção pedagógica e moralizante, os textos produzidos nesse período possuem caráter mais didático que artístico, compreendendo o teatro pedagógico (baseado em trechos bíblicos), a poesia de devoção e as cartas que informavam aos superiores na Europa sobre o andamento dos trabalhos na colônia (catequese e conquista espiritual).

Cabe ressaltar que o teatro foi o instrumento mais utilizado para atingir os objetivos pretendidos pelos jesuítas, visto que, por sua facilidade didática, prestava-se melhor tanto para moralizar os costumes dos brancos colonos como para a catequização do índio.

Agostina Akemi Sasaoka

3

Document info
Document views10
Page views10
Page last viewedSat Dec 03 23:19:25 UTC 2016
Pages5
Paragraphs62
Words1507

Comments