X hits on this document

Word document

Folha de Informação de Segurança - page 5 / 7

16 views

0 shares

0 downloads

0 comments

5 / 7

Folha de Informação de Segurança de Produto

Código

FISP

Folha

5/7

Data

06/05/2003

Revisão

0

conclusão baseou-se em dados inadequados em termos do seu carácter cancerígeno em humanos e/ou animais.

Vidro fibroso (Filamento contínuo de fibra de vidro) (65997-17-3)

ACGIH: A4 – Não classificável com cancerígeno para humanos (relativo a filamentos de vidro)

IARC: Grupo 3 Não classificável quanto ao carácter cancerígeno para humanos. Monografia 43; 1988 (relativo a filamentos de vidro).

As fibras de vidro de filamento contínuo nestes produtos são "não respiráveis". Produtos que são cortados, esmagados ou sujeitos a severos processos mecânicos durante a produção ou o uso contêm pequenas quantidades de fragmentos respiráveis de vidro "semelhantes a fibra" (Critérios WHO > 5 micra de comprimento; 3 micra de diâmetro e uma relação de aspecto 3:1 (relação comprimento - largura). Pelos dados disponíveis sobre monitorização da exposição, é de esperar que concentrações de exposição de fragmentos respiráveis de vidro "semelhantes a fibra" transportados através do ar sejam muito reduzidas ou não detectáveis.

Material relacionado:

Recentemente, foi conduzido um estudo laboratorial de IOM com ratos usando um produto diferente (fibra de vidro "respirável" de aplicação especial) com composição e durabilidade comparáveis. Os animais da experiência, depois de respirarem concentrações extremamente elevadas (1000 f/cm3) de fibras de vidro  respirável de aplicação especial num processo a longo prazo, apresentaram fibrose avançada, câncer do pulmão e mesotelioma.

Secção 12 – Informação Ecológica

Ecotoxicidade:

A: Informação geral sobre o produto

Não há dados disponíveis para este produto. Este material não é considerado como prejudicial para animais, plantas ou peixes.

B: Análise dos componentes - Ecotoxicidade - Toxicidade aquática

Não há dados disponíveis sobre a ecotoxicidade dos componentes deste produto.

Efeito sobre o ambiente:

Não há dados disponíveis para este produto

Secção 13 – Considerações sobre a Disposição

Instruções para a disposição:

Consulte as autoridades específicas antes de dispor resíduo deste material. Disponha, recicle ou reutilize material de resíduo de acordo com as legislações do meio ambiente locais e nacionais.

As embalagens dos produtos de fibras de vidro da Owens Corning são recicláveis (plástico, papel e papelão).

Sempre que possível deve ser priorizada a reciclagem e o reuso dessas embalagens. Caso isto não seja possível, as embalagens descartadas devem ser enviadas para tratamentos autorizados ou para disposição em aterros sanitários ou industriais regularizados perante as autoridades competentes (no caso da legislação Brasileira, o aterro deve ser para resíduos de Classe II).

Os restos limpos de fibras de vidro são inertes (no Brasil Classe III), e devem ser enviados para tratamentos autorizados ou para disposição em aterros sanitários ou industriais regularizados perante as autoridades competentes.

Os resíduos de fibras de vidro que estejam misturados ou contaminados com produtos químicos, resinas, solventes ou outros, devem receber o tratamento recomendado para esses produtos químicos.

Lembramos que a queima de qualquer um destes materiais a céu aberto não deve ser feita e é proibida por lei no Brasil.

Document info
Document views16
Page views16
Page last viewedWed Dec 07 12:51:58 UTC 2016
Pages7
Paragraphs272
Words2381

Comments